GERENCIAMENTO DEPARTAMENTAL: UM ESTUDO DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO - DFPE/CE
Gestão Pública, Trâmites Processuais, DFPE
A Reforma do Estado nacional a partir de meados dos anos 1990 tem demandado novos modelos de gestão que buscam implementar a modernização da gestão pública nacional (BRESSER PEREIRA; ABRUCI; SPINK, 2007), com o foco no melhoramento do serviço prestado, assim, ao mesmo passo, as instituições públicas estão buscando acompanhar a necessidade do usuário. Nos últimos anos, a UFRN se fortaleceu em seus meios digitais proporcionando uma melhoria na qualidade do serviço prestado, para tanto, esses esforços devem ser feitos em conjunto com os servidores proporcionando melhoria contínua. O presente projeto piloto considera o diagnóstico e análise dos trâmites processuais do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE) do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), procedimento que identificou que a unidade possui cerca de vinte e cinco por cento de devolução em seus processos abertos na unidade. Esse estudo visa o objetivo de minimizar os efeitos dessa falha, partindo do princípio da necessidade de tornar o serviço cada vez mais eficiente e eficaz. Nesse contexto, o projeto propõe esclarecer o fundamento normativo básico de cada serviço administrativo que os departamentos vinculados aos Centros Acadêmicos de Ensino proporcionam, partindo da análise dos trâmites processuais do DFPE no intuito de organizar de forma sucinta e didática a criação de um manual para facilitar as operações dos servidores lotados nos departamentos que possuem as atividades administrativas semelhantes ao do DFPE como o próprio CE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA).