DESENVOLVIMENTO GERENCIAL NA UFCA:Percepçõesdos gestores acerca das competênciasgerenciais e das modalidadesde aprendizagem
Competências gerenciais; Aprendizagem; Gestores.
O processo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tornou-se um tema emergente no contexto organizacional. No contexto público, onde as demandas da sociedade exigemcada vez mais e melhor a entrega de bens e serviços de qualidade à população, a administração pública brasileira–com ênfase nas IFES–se vêem também neste processo e se deparamcom a necessidade de servidores cada vez mais qualificados e preparados para suas atividades. Para isto, observa-se queas ações devem ir além das funções técnicas, direcionadas a gestão, de modo a assegurar o desenvolvimento profissional na construção de uma instituição de excelência, reforçando aresponsabilidade dos gestores públicos para esta construção. Diante disto, surge a necessidade deconheceras competências gerenciais para promover ambientes de aprendizado e de estímulo ao novo, de maneira a se materializar resultados efetivos e consistentes. No entanto, sabe-se que aspráticas de TD&E tradicionais já não respondem integralmente as expectativas para o desenvolvimento gerencial. À vista disso, o questionamento sobre “o que” se deve aprender muda de enfoque, visando entender também “como” o indivíduo aprende. Assim, as modalidades de aprendizagem podem ser uma alternativa para entender as formas de aprendizagem apreendidas pelos gestores.Opresente projeto busca analisara influência das modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das competências gerenciais, na percepção dos gestores na UFCA. Trata-se de um estudo descritivo,abordagem quali-quantitativo, comaplicação de questionários semiestruturadosaos servidores gestoresda UFCA.Espera-se que estes dados desdobrem-seem análises capazes de captar o perfil gerencial da IFES estudada em suas competências e modalidades de aprendizagem, bem como direcionar os esforços àaprendizagem dos gestores que compõem a UFCA.