Projeto de intervenção no DETRAN/RN para implantação da gestão estratégica de pessoas com base no modelo de gestão por competências proposto por Francisco Longo.
Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas na Administração Pública; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão por Competências; Inovação.
A sociedade tem exigido cada vez mais do setor público uma conduta eficiente, eficaz, orientada para serviços de qualidade e que atendam às suas necessidades. Neste sentido, a gestão estratégica de pessoas deve ser percebida como um modelo de gestão capaz de conectar os objetivos individuais às metas organizacionais, proporcionado o alcance do desempenho esperado através de maneiras mais efetivas. Por essa ótica, o alinhamento estratégico das políticas e práticas da GRH e do planejamento estratégico pode representar uma importante aliança para oferecer maiores capacidades internas e alcançar os resultados organizacionais. Por isso, a implantação das políticas que priorizam a avaliação, o desenvolvimento e a valorização das pessoas nas organizações, através de modelos como a gestão por competências, podem apresentar como resultados a produção de serviços inovadores e de alta qualidade, assim como, um atendimento mais flexível e atencioso, pois o colaborador que se sente atendido, satisfeito e valorizado, tende a realizar suas funções com mais empenho. Diante da identificação de uma deficiência nas práticas e políticas de GRH do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte – DETRAN/RN, além de uma ausência de coerência dessas políticas e práticas com a estratégia organizacional, o presente projeto de intervenção tem por objetivo propor uma reestruturação na Subcoordenadoria de Recursos Humanos do DETRAN-RN, assim como nas práticas e políticas de GRH da Autarquia, utilizando como base os princípios da gestão estratégica de pessoas e da gestão por competências, fundamentadas no Modelo proposto por Longo (2007). Pretende-se ainda, desenvolver um sistema integrado de gestão, através do alinhamento estratégico nas práticas e políticas de GRH com os objetivos Institucionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratória e explicativa, de abordagem qualitativa, caracterizando-se ainda como bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados ocorre através de pesquisas documentais, entrevistas individuais e da aplicação da técnica de observação participante. Além disso, apresenta-se como uma pesquisa-ação, com a participação direta da pesquisadora, como membro representativo da situação, na tentativa de provocar uma mudança social e contribuir com a melhoria da organização.