GESTÃO POR PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO: UMA PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE
Gestão por processos. Melhoria de processos. Setor público. Polícia militar. Compras públicas. Design science research. Design thinking.
A gestão pública contemporânea se depara com o desafio da escassez de recursos, sendo dela exigida a capacidade de entregar serviços públicos de qualidade com orçamentos públicos mais enxutos. Dentro deste cenário, o setor público tem buscado, no setor privado, diversos métodos e técnicas notadamente eficientes. A gestão por processos, do termo em inglês Business Process Management (BPM), possui uma visão integrada de todas as atividades da organização, permitindo a formulação de estratégias que contribuam para a promoção da qualidade, com a redução de custos e maior satisfação dos clientes internos e externos. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo otimizado do processo das contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte através do BPM. Para tanto, o caminho metodológico adotado foi o da Design Science Research, partindo da escolha do problema de campo a ser resolvido (diagnóstico da situação problema), em seguida realizou-se revisão sistemática da literatura que culminou na síntese da pesquisa (referencial teórico e normativo), para o passos seguintes, as proposições de design (projeto) e teste para desenvolvimento, utilizou-se a metodologia do Design Thinking para alcançar o objetivo principal deste projeto de intervenção. Após a experimentação, observou-se a diminuição do intervalo médio de tempo para execução dos processos. O presente projeto de intervenção tem como produto para a instituição uma minuta de portaria contendo a modelagem do processo em BPMN resultante da discussão dos atores envolvidos durante a utilização da Design Thinking. Espera-se com a adoção do modelo proposto que, em curto prazo, com a mudança de processo repetitivos para normatizados, haja diminuição dos problemas resultantes da falta de processo padrão que impacta os processos finalísticos da corporação e que, em médio e longo prazo, tais processos se tornem maduros, sendo devidamente mensurados e geridos. Em paralelo, almeja-se que a metodologia percorrida neste projeto seja utilizada pela PMRN na análise e modelagem dos demais processos críticos. Oportunamente, pontuam-se duas oportunidades de estudos futuros decorrentes de problemas constatados e não abordados no escopo deste trabalho: a análise do planejamento de compras e a capacitação de pessoal.