Gestão por processos no setor público: uma proposta de melhoria no processo das compras na Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
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A gestão pública contemporânea se depara com o desafio da escassez de recursos, como orçamentos públicos mais enxutos, ter a capacidade de entregar serviços públicos de qualidade. Dentro deste cenário, o setor público tem buscado diversos métodos e técnicas notadamente eficientes do setor privado. A gestão por processos, do termo em inglês Business Process Management (BPM), possui uma visão integrada de todas as atividades da organização, permitindo a formulação de estratégias que contribuam para a promoção da qualidade, com a redução de custos e maior satisfação dos clientes internos e externos. O objetivo deste trabalho é propor melhorias para o processo de compras da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte através do BPM. Para tanto, o caminho metodológico adotado é o da design science research (DSR), partindo da escolha do problema de campo a ser resolvido (diagnóstico inicial), em seguida realizou-se revisão sistemática da literatura que culminou na síntese da pesquisa (referencial teórico). Pretende-se nos passos seguintes das proposições de design (projeto) e teste para desenvolvimento utilizar da metodologia do design thinking para o alcance do objetivo maior deste trabalho.