AUDITORIA OPERACIONAL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA GESTÃO DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
Auditoria Interna; Auditoria Operacional; Avaliação de Desempenho; Gestão de Ensino.
As reformas da Administração Pública, empreendidas a partir da década de 1990, exigiram dos órgãos de controle uma mudança de papel, até então marcado pela verificação do trabalho da burocracia quanto à probidade formal dos administradores públicos, passando para uma avaliação voltada aos resultados da ação governamental. Como resposta a essas transformações os órgãos têm adotado a Auditoria Operacional, que é uma ferramenta de controle voltada a avaliação do nível de eficiência e eficácia no uso dos recursos públicos e da efetividade no resultado das ações governamentais. Nesse sentido, este projeto de intervenção tem como objetivo propor instrumentos que implementem a auditoria operacional no Instituto Federal de Sergipe, para a atividade de ensino, haja vista o diagnóstico da ausência desse tipo de trabalho nas ações desenvolvidas pela Unidade de Auditoria Interna da entidade. Ressalte-se que o ensino é o principal serviço do IFS prestado à sociedade e, portanto, avaliar o cumprimento dos seus objetivos, indicadores e metas, é medida de extrema relevância, pois permite o conhecimento detalhado das ações da entidade e evidencia os resultados oferecidos ao cidadão.