CONTROLE INTERNO: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
Conformidade de Registro de Gestão. Controle Interno. Eficiência. Instituto Federal de Sergipe. Manual de Procedimentos.
A gestão pública ganhou notoriedade nos últimos anos com a publicação de legislações que fomentassem a utilização de mecanismos voltados a transparência, fiscalização e controle, este dividido no âmbito externo e interno, das ações dos agentes públicos. Como um elemento de controle interno e eficiência das instituições públicas, mais precisamente como um controle preventivo no que se refere a execução orçamentária, financeira e patrimonial, a conformidade de registro de gestão surge como um artefato capaz de mitigar os riscos inerentes a utilização dos recursos públicos e, caso necessário, orientar o órgão por meio do uso de medidas corretivas de modo tempestivo das ações. Este estudo tem como objetivo analisar a implementação do manual de procedimentos da conformidade de registro de gestão enquanto controle interno no Instituto Federal de Sergipe. Em relação a metodologia da pesquisa, será classificada como qualitativa, aplicada, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, serão utilizados questionários semiestruturados aplicados aos servidores lotados na conformidade de registro de gestão e entrevistas semiestruturadas realizadas aos auditores internos da instituição, buscando elementos que subsidiem a realização da análise da implementação do manual. As informações coletadas serão tratadas e analisadas, por meio de análise documental e análise de conteúdo.