GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UM MODELO DE GESTÃO PARA LICITAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS ARACAJU.
Gestão de Projetos. Life Cycle Canvas (LCC). Planejamento para Gestão de Licitações. Projetização de Compras Públicas.
Esta proposta de intervenção tem por objetivo a sugestão de um modelo de planejamento, baseado na metodologia do Life Cycle Canvas (LCC), aos processos licitatórios que tramitam no âmbito da Coordenadoria de Licitações do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju. Espera-se que o modelo proposto seja capaz de oferecer resposta aos gargalos atualmente existentes, aperfeiçoando o planejamento e a gestão dos processos de aquisições e contratações de incumbência deste setor. Baseada na literatura sobre gestão de projetos - com ênfase no LCC, licitações públicas e IN nº 05/2017, pretende-se realizar uma pesquisa de cunho aplicado e abordagem qualitativa. Utilizando-se da estratégia da pesquisa exploratório-descritiva, a pesquisa será desenvolvida em duas etapas: o diagnóstico do modelo de gestão dos processos licitatórios na COLIC e a proposta de um modelo de estruturação e gestão capaz de minorar o impacto dos gargalos apontados na etapa anterior, conduzindo-o para a gestão de projetos. Para tanto, buscou-se conhecer a percepção da equipe de compras - no atinente à gestão interna de seus processos licitatórios – tomando-se como referência os aspectos estruturantes do LCC - escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e partes envolvidas para, assim, identificar os obstáculos atuais. Pretende-se a estruturação do modelo proposto a partir do conhecimento dos gargalos atuais e da realização de grupos focais para construção compartilhada de diretrizes para planejamento de processos de compras e contratações, direcionando-os para a gestão de projetos. Espera-se, portanto, que o modelo de planejamento a ser proposto seja capaz de proporcionar maior racionalidade na utilização dos recursos organizacionais, mediante a padronização, em cada caso, dos procedimentos para instrução processual; evitar a duplicidade de processos licitatórios; aumentar a qualidade dos itens licitados; proporcionar o conhecimento dos custos processuais e melhorar a divisão de tarefas por meio do estabelecimento de processos de trabalho, bem como apresentar os princípios da gestão por projetos.