Comunidades de prática para a gestão do conhecimento: uma proposta de intervenção no Instituto Federal da Paraíba
comunidades de prática. gestão do conhecimento. administração pública.
Este trabalho procurou verificar a quem os servidores do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF), do campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), recorrem quando o cânone institucional – é dizer, os manuais, as normas, os procedimentos e treinamentos formalmente instituídos – se mostra insuficiente, inadequado ou inexistente para a formulação de soluções para os problemas enfrentados no dia a dia. Isso pois, o Planejamento Estratégico Decenal 2016-2025 institui entre suas ações a criação de comunidades de práticas e redes de conhecimento. Entretanto, a literatura aponta que essas estruturas organizacionais geralmente surgem de maneira informal quando o cânone já não dá conta de solucionar os problemas enfrentados. A literatura também aponta as comunidades de práticas como um meio de se fazer a gestão do conhecimento. Desde 2005, o IFPB tem tentado abordar a temática gestão do conhecimento, entretanto sem muito sucesso. Para a melhor compreensão dessas estruturas sociais, abordam-se, inicialmente, algumas características gerais e evolução do conceito de comunidades de práticas. A seguir, consideram-se as discussões teóricas envolvidas no uso de conceitos fundamentais para o entendimento do tema: os conceitos de comunidades de práticas e gestão do conhecimento. Também procurou-se abordar as considerações de especialistas sobre as classificações, especificidades e problemas envolvidos na criação e manutenção de comunidades de práticas. Com base nos aspectos teóricos foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada aplicada com os servidores do DOF a fim de se entender como os servidores se organizam quando não é possível contar com o cânone institucional. A análise dos dados, cotejando sistematicamente com o que traz a literatura, revela que os servidores do Departamento de Orçamento e Finanças encontram em algumas comunidades de práticas o auxílio necessário na formulação de soluções para os problemas enfrentados. Entretanto, a ausência de uma política de gestão do conhecimento mais ampla e com um maior grau de externalização e formalização dificulta a captura desse conhecimento não documentado. Ao final, se propõe intervenção a fim de se implementar um modelo de gestão do conhecimento que favoreça a inovação, o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento das comunidades de práticas, no Instituto Federal da Paraíba.