GESTÃO PARTICIPATIVA NO IFPB: Uma olhar sobre o Projeto Reitoria Itinerante
Gestão participativa, gestão democrática, participação.
Ao longo dos anos e governos, a gestão tem evoluído de modelos autoritários à formas mais democráticas de administração. Essa transformação acontece desde o nível macrossocial até às micro-relações que se estabelecem nas organizações produtivas. Vários níveis ou graus de relações de poder e controle se entretecem na formação das várias realidades, que podem ser estudadas a partir de modelos de gestão. A gestão participativa é um desses moldes e cada pequeno espaço de participação é uma oficina de aprendizagem mútua em que tanto as organizações quanto os que dela tomam parte, crescem e se fortalecem na prática do uso do poder e da responsabilidade pelas consequências das decisões empreendidas. A atividade aqui proposta é o estudo de um desses espaços, o Programa Reitoria Itinerante, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, enquanto um possível processo de gestão participativa e democrática, no tocante à descentralização administrativa, o controle e a eficiência da gestão pública no âmbito da instituição. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, que prevê uma abordagem empírica quantitativa, objetivando o delineamento de características do fenômeno observado a partir do isolamento de variáveis-chave. Um questionamento será feito junto à comunidade acadêmica da instituição pesquisada, abordando a percepção dos seus componentes sobre estarem ou não participando da gestão.