MODELO DE FORMAÇÃO ACADEMICA INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR E METODOLOGICA NO CURSO DO BC&T/UFRN, NA ÓTICA DOS EGRESSOS
Gestão Pública. Ensino Superior. Flexibilidade Curricular. Interdisciplinaridade. Metodologia.
A presente dissertação teve como problema de análise: qual a percepção dos egressos do curso de BC&T/UFRN quanto à estrutura curricular e metodológica do modelo de formação acadêmica interdisciplinar? Para fundamentar a pesquisa, partiu-se da ideia de que a educação, a partir da década de 1970, sofreu diversas transformações intentando adequar-se à nova ordem hegemônica de produção capitalista e às mudanças políticas, paulatinamente, instauradas, de modo que pudesse contribuir para o fomento econômico e social dos países. Diante disso, percebeu-se que o Processo de Bolonha e o REUNI marcaram fortemente esse cenário, no âmbito internacional e nacional, respectivamente, promovendo um novo modelo de formação acadêmica de nível superior, intitulado de Bacharelados Interdisciplinares – BIs, os quais priorizam a adoção de um regime curricular mais flexível, metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação centradas no aluno, a prática da interdisciplinaridade, a associação entre teoria e prática, entre outros. Com base nesse cenário, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: analisar a estrutura curricular e metodológica do modelo de formação interdisciplinar implementada pelo curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, na ótica do egresso. Quanto as aspectos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois para obter as respostas relacionadas ao problema de análise e objetivos, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários e entrevistas. Quanto ao seu delineamento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Considerando que a população em estudo foi de 352 egressos, estimou-se uma amostra para aplicação dos questionários de 50,2%, e, de 5 egressos para a realização das entrevistas. Para análise dos dados, além da aplicação da estatística descritiva, a qual auferiu as frequências relativas e acumuladas dos dados colhidos nos questionários, foi utilizado, também, as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2014). A dissertação teve como principais resultados: na percepção dos egressos em relação à estrutura curricular do BC&T, o curso tem buscado o desenvolvimento, pautando-se pelas orientações oficiais para os BIs, dispostas no documento Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e similares. O curso tem desenvolvido a flexibilidade curricular através de suas opções de formação interdisciplinar: geral, direcionada e para engenharias; e consolidando-se como um regime curricular de primeiro ciclo de formação acadêmica. Alguns problemas, entretanto, foram assinalados pelos egressos, especialmente a ausência das práticas interdisciplinares e a prática de uma metodologia excessivamente tradicional.