IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Avaliação de desempenho, setor público, terceirização, gestão de pessoas.
A falta de um sistema de avaliação de desempenho dos funcionários terceirizados do Restaurante Universitário da UFRN constitui o problema deste estudo, visto que é uma situação de descumprimento dos contratos entre a UFRN e SAFE, bem como acaba comprometendo um melhor desempenho de uma unidade tão central na vida dos estudantes e servidores em geral. Deste modo o objetivo deste estudo é suprir esta lacuna propondo um instrumento de avaliação de desempenho e demais procedimentos relativos ao tema. Esta pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, quanto aos fins, e classificada como estudo de campo e pesquisa-ação, quanto aos meios. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os funcionários e com a chefia, a fim de caracterizar a função exercida pelos funcionários terceirizados, os objetivos de cada setor, os critérios através dos quais o desempenho será avaliado, identificar as percepções dos funcionários e da chefia acerca de como a avaliação de desempenho deve ocorrer, bem como, o porquê de o RU ainda não possuir um sistema
de avaliação de desempenho implementado. A partir dos dados das entrevistas e da observação da rotina do serviço será feita uma análise a fim de definir os padrões de desempenho que farão parte da avaliação do desempenho, visto que a abordagem de avaliação escolhida será a centrada nos resultados, já os instrumentos escolhidos foram os padrões de desempenhos. Elaborada a proposta do modelo de avaliação do desempenho, esta será apresentada aos funcionários que foram entrevistados e à chefia. Após a definição do modelo serão aplicadas avaliações-testes de forma individual com funcionários que não participaram das entrevistas, mas em mesmo número, a fim de
realizar as devidas correções e adaptá-lo da melhor forma à realidade do serviço. Por fim, o modelo será proposto para implantação no Restaurante Universitário.