Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE ALESSANDRA DOMINGOS DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE ALESSANDRA DOMINGOS DE ARAUJO
DATA: 27/08/2012
HORA: 11:00
LOCAL: Sala de Seminários de Estatística - CCET
TÍTULO:

“O CUIDADOR DE IDOSOS NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: seu perfil social, econômico e demográfico e sua visão frente à institucionalização do idoso dependente, no município de Natal/RN”.


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento populacional; cuidador de idosos; instituições de longa permanência para idosos; idosos. 


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia
RESUMO:

O envelhecimento populacional tem sido palco de diversos estudos na atualidade, devido sua importância no contexto político, previdenciário, econômico, social e cultural. O crescimento proporcional do segmento idoso, cada vez mais acentuado, trará demandas por serviços específicos, que prevejam as limitações e vulnerabilidades desse público. Desta forma, os gestores públicos e a sociedade civil devem levar em consideração as informações necessárias para prever ações eficientes e eficazes que contemplem as demandas desta população. Diante do aumento da proporção de idosos, surge uma opção de amparo e suporte ao idoso e a sua família, um estabelecimento para atendimento integral a idosos, dependentes ou não, sem condições familiares ou domiciliares em sua residência de origem, as Instituições de Longa permanência para idosos – ILPI, e no ambiente delas o profissional responsável por cuidar desse idoso – o cuidador de idosos (ARAUJO et al., 2010). Neste contexto, este estudo, visa o idoso nas ILPI do município de Natal/RN, focando em seu cuidador. Os dados utilizados foram provenientes da pesquisa de abordagem quantitativa realizada nas ILPI do município intitulada: “Instituições de Longa Permanência para idosos: abandono ou. uma necessidade familiar?”. Os recursos financeiros para a realização da pesquisa foram oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, através do Edital Universal nº. 14/2012. Ademais, pretende-se identificar o processo de envelhecimento populacional nos bairros do munícipio, utilizando-se os dados dos Censos Demográficos para se calcular os indicadores de envelhecimento apontados por Shryock et al (1976) e Antunes (2010) para cada bairro: índice de envelhecimento, razão de dependência idosa e, também, o índice de longevidade, de forma a agrupá-los em zonas homogêneas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Presidente - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA ANDRADE
Interno - 347370 - MARDONE CAVALCANTE FRANCA
Interno - 350691 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES
Notícia cadastrada em: 23/08/2012 16:32
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa23-producao.info.ufrn.br.sigaa23-producao