PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ROBERTO DA SILVA

DISCENTE : JOSÉ ROBERTO DA SILVA
DATA : 23/10/2016
LOCAL: Sala 04 do DDCA

Uma análise Sóciodemográfica da qualidade dos gastos públicos com o ensino fundamental: municípios do Rio Grande do Norte (2007-2015)

demografia; educação; ensino fundamental; indicador de qualidade

A demografia é uma área de conhecimento multidisciplinar que estuda as populações humanas e sua evolução temporal, concernente ao seu tamanho, distribuição espacial e composição. Entre as variáveis que compõem esta multidisciplinaridade, uma das mais importantes é a educação. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o sistema educacional brasileiro foi descentralizado, ficando os municípios responsáveis pelo Ensino Fundamental, partindo da percepção de que, em nível local, estes serviços seriam melhor produzidos, permitindo um maior monitoramento pela sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade da alocação dos recursos públicos provenientes do FUNDEB, especificamente, no Ensino Fundamental, nos municípios do Rio Grande do Norte. Os anos de 2007 e 2015 foram escolhidos para esta avaliação, tendo em vista que o primeiro é ano de implantação e o segundo é o do último resultado divulgado. Para tanto, serão utilizados três bancos de dados: o SIOPE, o Censo Escolar e o IDEB. As variáveis selecionadas desses bancos de dados serão o número de matrículas da rede municipal de ensino, as despesas de cada município realizadas com o Ensino Fundamental e os resultados do IDEB. A metodologia a ser utilizada neste trabalho será a de Brunet, Bertê e Borges (2008), responsáveis pela construção de um Indicador de Qualidade da Educação, resultante da razão entre o indicador de desempenho e o indicador de despesa, ambos referentes ao mesmo ano. Esse cálculo, para cada município do RN, permitirá a classificação dos municípios quanto à qualidade dos gastos públicos no Ensino Fundamental.

Interno - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Presidente - 6345253 - PAULO CESAR FORMIGA RAMOS
Externo ao Programa - 2758574 - SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 11/10/2016 08:50