PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de DEFESA: VALÉRIO BEZERRA DE LIMA

DISCENTE : VALÉRIO BEZERRA DE LIMA
DATA : 23/06/2016
LOCAL: Sala 04 do DDCA

RENDIMENTO ESCOLAR DENTRO DA PERSPECTIVA DAS REDES SOCIAIS/PESSOAIS: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA ESTADUAL IELMO MARINHO

Análise de Redes Sociais; capital social; capital cultural; rendimento escolar

Nas últimas décadas, a educação brasileira passou por significativas transformações responsáveis por uma maior qualidade à educação. No entanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido, pois o sistema educacional brasileiro é permeado por inúmeros problemas que afetam sua qualidade. O ensino médio, sendo a última etapa da educação básica, é considerado por muitos estudiosos como o grande gargalo da educação brasileira, uma vez que registra altas taxas de evasão, baixo desempenho nas avaliações e um número baixo de alunos matriculados nesse ciclo educacional. Diante disso, o presente trabalho buscou relacionar o capital social, cultural e insucesso escolar, dentro de uma perspectiva de redes sociais/pessoais referentes à população em idade escolar de 15 a 17 anos, atendida pelo ensino médio no município de Ielmo Marinho/RN. Para tanto, foi utilizado a Análise de Redes Sociais (ARS), uma metodologia multidisciplinar que visa identificar e compreender como as redes sociais, ou seja, as relações sociais têm impactado no comportamento de um indivíduo ou de um grupo dentro de uma estrutura social. Com o propósito de completar a análise, realizou-se uma abordagem descritivo-analítica do rendimento desses alunos no (ENEM) do ano de 2015, a fim de analisar a qualidade do ensino proporcionado pelo sistema educacional no qual estão inseridos.

Presidente - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Interno - 6345253 - PAULO CESAR FORMIGA RAMOS