PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de DEFESA: ITALO MEDEIROS DE AZEVEDO

DISCENTE: ITALO MEDEIROS DE AZEVEDO
DATA: 29/08/2013
LOCAL: Auditório CCET

Família, aluno e professor: As forças tipológicas da educação básica na Região Metropolitana de Natal

Educação; demografia da educação; Grade of Membership; desempenho escolar.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia

Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa: “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da região metropolitana de Natal” a qual está sendo desenvolvida com o apoio da CAPES junto ao Observatório da Educação. Atua, especialmente, no problema do desempenho escolar dos alunos da educação básica da rede pública da Região Metropolitana de Natal (RMN). Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é construir uma tipologia dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, que frequentavam a rede pública de ensino (estadual ou municipal) da RMN, 2009, e avaliar, segundo esses perfis, quais características pessoais do estudante e de seus familiares: econômica, social e de capital cultural, bem como de práticas docentes; geram perfis (ambientes) capazes de favorecer um bom desenvolvimento educacional, avaliando-os através do desempenho obtido nas avaliações de matemática e língua portuguesa. Os dados utilizados foram os disponibilizados através dos microdados da Prova Brasil 2009 (SAEB), realizada pelo INEP. Utilizou-se o método Grade of Membership (GoM) para construção dos perfis de pertinência dos alunos segundo suas características. De posse desses perfis foi possível verificar, quais efetivamente eram geradores de bons desempenhos escolares nos componentes curriculares avaliados. Os achados indicam que os alunos classificados no perfil considerado como de ambiente bom, conseguiram obter melhor desempenho escolar tanto em língua portuguesa como em matemática, quando comparados com os perfis extremos adverso e deficitário.

Presidente - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Interno - 6345253 - PAULO CESAR FORMIGA RAMOS
Externo à Instituição - CEZAR AUGUSTO CERQUEIRA - UNICAP
Notícia cadastrada em: 21/08/2013 23:15