MACROFAUNA ASSOCIADA A BANCOS NATURAIS E CULTIVO DE MACROALGAS: DINÂMICAS ECOLÓGICAS E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS
Macroinvertebrados marinhos, cultivo de macroalgas, índices ecológicos, percepção ambiental, educação ambiental.
Os bancos e as áreas de cultivo de macroalgas marinhas desempenham um papel fundamental no aumento da biodiversidade de invertebrados marinhos, oferecendo abrigo, alimento e estruturas complexas que favorecem a colonização e a diversidade desses organismos. Neste contexto foi realizado um estudo com o objetivo de analisar a composição, abundância e estrutura da macrofauna associada a bancos naturais e cultivos de Gracilaria birdiae, investigando as dinâmicas ecológicas dessas interações. Em paralelo foi feito um estudo sobre a percepção ambiental de estudantes da rede pública sobre a biodiversidade marinha local. O estudo foi realizado em dois locais: banco natural na praia de Mãe Luiza (ML) e em cultivo na praia de Rio do Fogo (RF). A biomassa algal e os índices ecológicos das assembleias bentônicas foram analisados por meio de métodos estatísticos multivariados, considerando variações espaço-temporais. Os dados qualitativos foram obtidos por meio de questionários estruturados e oficinas de Educação Ambiental (EA), sendo posteriormente analisados utilizando a triangulação metodológica como abordagem integrativa. No total foram registradas 95 espécies de macroinvertebrados pertencentes a cinco filos: Platyhelminthes, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata. Observou-se maior biomassa algal, abundância relativa e diversidade de espécies no cultivo em RF, especialmente durante a estação seca para abundância e na estação chuvosa para diversidade alfa e beta. A composição da assembleia variou espacial e temporalmente, sendo influenciada por processos de sucessão ecológica, com Amphipoda como grupo dominante. O cultivo revelou ainda a presença de espécies de relevância econômica e ecológica, como as lagostas Panulirus laevicauda e P. meripurpuratus, o bivalve exótico Electroma vexillum e peixes recifais. Em conclusão, os resultados do estudo indicaram que a atividade de cultivo de G. birdiae exerce um papel positivo na promoção da biodiversidade local. Além disso, a investigação acerca da percepção ambiental evidenciou uma mudança favorável na compreensão e valorização da biodiversidade por parte dos estudantes envolvidos, sugerindo que intervenções educativas (EA) podem influenciar significativamente a consciência ambiental.
ODS (S) DA TESE: ODS 4: Educação de qualidade; ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12: Consumo e produção responsável; ODS 13: Ação contra mudança global do clima; ODS 14: Vida na água.