JARDINS SENSORIAIS COMO ESPAÇOS DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Jardim Sensorial; Ensino de Ciências; Educação para a Sustentabilidade.
Os jardins sensoriais são espaços projetados para estimular os sentidos, proporcionar experiências interativas com a natureza e promover a inclusão, ao contemplarem as diversas necessidades e modos de aprendizagem dos diferentes públicos. No contexto educacional, esses ambientes configuram-se como espaços não formais de ensino que, além de ampliarem o contato dos estudantes com o meio ambiente, oferecem uma abordagem inovadora para o ensino de ciências. Neles, estimulam-se aprendizagens por meio da experimentação sensorial, da investigação científica, do desenvolvimento motor e de práticas interdisciplinares, além de favorecerem a promoção de atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente e a construção de valores socioambientais que fortalecem a conscientização e impulsionam a ação coletiva em prol da sustentabilidade. Esta pesquisa investigou o uso dos jardins sensoriais como recurso didático para o ensino de ciências e sua contribuição para a educação para a sustentabilidade. Adotando uma abordagem qualitativa e metodologias baseadas no ensino por investigação, o estudo examinou a interação de estudantes com esses espaços em diferentes contextos. A pesquisa foi realizada no jardim sensorial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Natal/RN, e em uma escola rural da rede pública no município de Pium, em Nísia Floresta, abrangendo tanto a Educação Infantil quanto o Ensino Fundamental em comunidades socialmente vulneráveis. Os dados foram coletados por meio de observações participantes, questionários, análise de desenhos infantis e jogos didáticos, permitindo compreender as percepções e aprendizagens construídas nesses ambientes. Os resultados evidenciam que os jardins sensoriais desempenham papel essencial na sensibilização ambiental, promovendo atitudes responsáveis e fortalecendo valores socioambientais. Além de contribuir para a aprendizagem em ciências e facilitar a compreensão de conceitos científicos de forma prática e experiencial, esses espaços alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois estimulam práticas pedagógicas que promovem a conscientização ambiental, o respeito à diversidade e o engajamento em ações coletivas em prol da sustentabilidade. Esse alinhamento amplia o papel da escola como agente transformador, promovendo uma educação que supera a transmissão de conteúdos, ao incorporar práticas que preparam os estudantes para enfrentar desafios globais, adotar comportamentos sustentáveis e participar ativamente da construção de sociedades mais justas, equilibradas e resilientes. Assim, a pesquisa reforça o potencial dos jardins sensoriais como ferramentas pedagógicas que colaboram com o ensino de ciências e promovem uma educação mais inclusiva, crítica e orientada para a sustentabilidade.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA TESE:
03 (Saúde e Bem-estar)
04 (Educação de Qualidade)
10 (Redução das desigualdades)
11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis)
12(Consumo e Produção Responsável)
13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima)
15 (Vida Terrestre)
17(Parcerias e Meios de Implementação)