Banca de DEFESA: JOSEFA PATRÍCIA BALDUINO NICOLAU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSEFA PATRÍCIA BALDUINO NICOLAU
DATA : 26/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência no Googlemeet
TÍTULO:

USO SUSTENTÁVEL DE CONCHAS DE Anomalocardia flexuosa: EFICÁCIA NA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduos marinhos, Carbonato de cálcio (CaCO₃), Tecnologia de sementes, Peletização, Sustentabilidade agrícola


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Em resposta à crescente pressão por maior produção de alimentos, alternativas sustentáveis vêm sendo exploradas na agricultura. Nesse cenário, as conchas do molusco Anomalocardia flexuosa, ricas em carbonato de cálcio (CaCO₃), foram avaliadas em três estudos voltados à tecnologia de sementes, abordando substratos e revestimento. No primeiro estudo, analisou-se a incorporação do pó de conchas em diferentes granulometrias (3 mm, 2 mm e 250 μm) e concentrações (0, 20, 40, 60 e 80%) a substratos básicos (solo, vermiculita e composto orgânico) para o cultivo de Crotalaria juncea. Os resultados revelaram que, independentemente da granulometria ou do substrato, a adição do pó melhorou a emergência, o crescimento da parte aérea e radicular, além do acúmulo de biomassa seca. O resíduo funcionou como condicionador do substrato, fornecendo cálcio e melhorando a estrutura física, sem prejudicar o desempenho fisiológico das plântulas. O segundo estudo focou no revestimento de sementes de Crotalaria ochroleuca com pó de conchas, isolado ou combinado com terra diatomácea, aplicados com dois aglutinantes naturais: um à base de açúcar (A1) e outro com polvilho doce (A2). Os tratamentos aumentaram a germinação, o índice de velocidade de germinação, a emergência de plântulas e a tolerância ao envelhecimento acelerado. A combinação do pó de conchas com terra diatomácea no aglutinante A2 destacou-se, elevando o comprimento da parte aérea e a massa seca da raiz. Os resultados apontam que a interação entre materiais naturais otimiza o desempenho fisiológico. No terceiro estudo, o pó de conchas foi usado na peletização manual de sementes de gergelim (Sesamum indicum), com diferentes formulações (pó de conchas, terra diatomácea e mistura dos dois) associadas aos mesmos aglutinantes naturais. A cobertura influenciou positivamente todas as variáveis fisiológicas e morfológicas, promovendo maior uniformidade na emergência e tolerância ao estresse. O tipo de aglutinante afetou diretamente o comprimento e a biomassa da parte aérea e da raiz. As formulações mostraram-se eficazes no estímulo ao crescimento inicial, representando alternativas sustentáveis para melhorar a qualidade fisiológica das sementes. De forma geral, os três estudos demonstram o potencial promissor das conchas de Anomalocardia flexuosa como insumo agrícola sustentável, tanto na melhoria da qualidade fisiológica das sementes quanto no estímulo ao desenvolvimento inicial das plântulas. Além de agregar valor a um resíduo marinho subutilizado, os resultados evidenciam que sua aplicação pode contribuir para práticas agrícolas mais eficientes, ecológicas e economicamente viáveis.

Objetivos de Desenvonvolvimento Sustentável: #02 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; #12 - Consumo e Produção Responsáveis; #13 - Ação contra a mudança global do clima; #14 - Vida na Água.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1079298 - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA
Presidente - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externa à Instituição - JARCILENE SILVA DE ALMEIDA CORTEZ - UFPE
Externa à Instituição - JEANE MEDEIROS MARTINS DE ARAUJO - IFPB
Externo ao Programa - 1605704 - SIDNEY CARLOS PRAXEDES - null
Notícia cadastrada em: 16/05/2025 15:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao