Banca de DEFESA: RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO
DATA : 09/04/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/qsj-nwxj-xem
TÍTULO:

SAUDE AMBIENTAL NA MICRORREGIAO BORBOREMA POTIGUAR: VULNERABILIDADES HUMANAS E POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

radioatividade natural; saúde humana; meio ambiente; teste de micronúcleo; saúde ambiental; educação científica


PÁGINAS: 254
RESUMO:

A saúde ambiental representa um campo da saúde pública cuja abordagem incide sobre as interconexões entre os âmbitos da saúde humana e o panorama ambiental que nos cerca. Por apresentar uma relação de caráter eminentemente ecológico com o processo saúde-doença, tem-se pautado a necessidade de abordar a temática em diversos níveis do conhecimento, perpassando desde a educação básica até a educação superior. Nesse contexto, a cidade de Lajes Pintadas, Rio Grande do Norte, Brasil, é um exemplo que merece destaque quando o assunto é saúde ambiental. Desde 2009, o município tem sido objeto de pesquisas científicas interdisciplinares devido a uma característica singular nas dimensões ambiental, educacional e de saúde pública. Essa particularidade refere-se à exposição ao gás radônio, emanado naturalmente por rochas que possuem urânio (U) em sua composição, fenômeno conhecido como radioatividade natural. Com o propósito de ampliar a compreensão dos fatores socioambientais ligados à presença da radioatividade, estudiosos ressaltam a necessidade de coletar informações adicionais, abrangendo tanto os impactos ambientais quanto as possíveis doenças relacionadas. Além disso, destacam a relevância de explorar o potencial educacional da temática no campo da saúde ambiental. À luz dessas considerações, esta tese objetivou avaliar as condições socioambientais relacionadas à emissão da radioatividade natural no município de Lajes Pintadas/RN, incluindo os potenciais riscos à saúde humana, e os desafios e as potencialidades educacionais da temática saúde ambiental no contexto da educação básica. Para contemplar esse objetivo, foram adotadas as seguintes metodologias, organizadas nos quatro capítulos desta tese: realização de novas análises sobre a percepção de risco pela população exposta, por meio da aplicação de questionários e da avaliação dos efeitos em nível genético, utilizando testes de genotoxicidade com uma abordagem crônica e comparando os resultados com estudos prévios realizados em Lajes Pintadas/RN entre 2014 e 2016; análise de conteúdo sobre a abordagem de temas em saúde e meio ambiente, além de sua interconexão descrita como saúde ambiental nos principais documentos balizadores da educação básica; desenvolvimento, aplicação e validação de ações socioeducativas e formativas em saúde ambiental, com ênfase em temas locais. Os resultados do primeiro capítulo indicam que fatores como ocupação, estilo de vida e exposição a agentes químicos podem estar associados às alterações celulares observadas, destacando a relevância de abordagens integradas para a análise dessas correlações. Adicionalmente, foi identificada uma associação estatisticamente significativa entre a exposição ao gás radônio e o aumento na frequência de micronúcleos, um biomarcador-chave de danos ao DNA. Esses achados sugerem que a exposição prolongada à radiação natural pode contribuir para alterações citogenéticas, reforçando a necessidade de monitoramento e medidas de mitigação. Quanto ao panorama educacional explorado, os resultados referentes ao segundo capítulo indicam dificuldades na busca e clareza na articulação das temáticas saúde e meio ambiente no principal documento norteador da educação básica, a BNCC, bem como na sua integração, caracterizada como saúde ambiental. Norteado por essas fragilidades, o terceiro capítulo evidenciou que a execução de iniciativas socioeducativas e formativas na área de saúde ambiental, utilizando uma abordagem fundamentada na realidade local, apresenta potencialidades educacionais. Esses resultados representam um registro inédito de uma integração colaborativa entre os campos do ensino, pesquisa e extensão, visando à promoção e à exploração didática de tópicos in loco relacionados à saúde ambiental. No entanto, mesmo diante dos benefícios enfatizados, observou-se na literatura que a exploração didático-pedagógica e a disponibilidade de recursos educacionais para o escopo temático são limitadas. Essa lacuna de pesquisa alicerçou o quarto capítulo, culminando na proposição de estratégias para a construção e validação de uma sequência didática para o ensino de temas em saúde ambiental. Em síntese, a consolidação dos quatro capítulos desta tese apresentou contribuições inovadoras para a compreensão dos impactos da radioatividade natural na saúde humana e para a formulação de materiais, reflexões e posicionamentos sobre a relevância da temática da saúde ambiental no contexto da educação básica.


OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA TESE:

  • 03 (Saúde e Bem-estar);
  • 04 (Educação de Qualidade);
  • 14 (Vida na Água);
  • 15 (Vida Terrestre).



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Interna - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externo ao Programa - 2286085 - ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA - UFRNExterno à Instituição - ABINADABE JACKSON DE MELO - FACISA
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ NASCIMENTO SOARES - UFS
Notícia cadastrada em: 03/04/2025 16:50
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