Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE GADELHA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE GADELHA DO NASCIMENTO
DATA : 25/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/wap-gcir-ber
TÍTULO:

JARDINS SENSORIAIS COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA E INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Jardim Sensorial; Educação; Ensino de Ciências; Sustentabilidade


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Os jardins sensoriais são espaços projetados para estimular os sentidos e proporcionar experiências interativas com a natureza. No contexto da educação, esses ambientes podem ser considerados espaços não formais de ensino que oferecem uma abordagem inovadora para o ensino de ciências, promovendo aprendizagens significativas por meio da experimentação sensorial, atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente,o desenvolvimento de valores socioambientais que fortalecem a conscientização e a ação coletiva em direção à sustentabilidade.Esta pesquisa investiga o uso de jardins sensoriais como recurso didático para o ensino de ciências e sua contribuição para a educação para a sustentabilidade.Adotando uma abordagem qualitativa e metodologias baseadas no ensino por investigação, este estudo examina a interação de estudantes com jardins sensoriais em diferentes contextos. A pesquisa foi realizada no jardim sensorial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em escolas da rede pública, abrangendo tanto a educação infantil quanto o ensino fundamental, em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Os dados foram coletados a partir de observações participantes, questionários, análise de desenhos infantis e jogos didáticos permitindo compreender as percepções e aprendizagens construídas nesses espaços. Os resultados evidenciam que os jardins sensoriais desempenham um papel essencial na sensibilização ambiental, contribuem com a aprendizagem em ciências, facilitam a compreensão de conceitos científicos, além disso, se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa forma, a pesquisa reforça o potencial dos jardins sensoriais como ferramentas de ensino e sensibilização ambiental, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e voltada à sustentabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA - nullExterno à Instituição - FABIO TEIXEIRA DUARTE - IFRN
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES - UERN
Notícia cadastrada em: 14/02/2025 14:26
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