Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO
DATA : 02/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência pelo Googlemeet (https://meet.google.com/xgk-nqnb-yga)
TÍTULO:

SAUDE AMBIENTAL NA MICRORREGIAO BORBOREMA POTIGUAR: VULNERABILIDADES HUMANAS E POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

radioatividade natural; saúde humana; meio ambiente; teste de micronúcleo; saúde ambiental; educação científica


PÁGINAS: 226
RESUMO:

A saúde ambiental representa um campo da saúde pública cuja abordagem incide sobre as interconexões entre os âmbitos da saúde humana e o panorama ambiental que nos cerca. Por apresentar uma relação de caráter eminentemente ecológico ao processo saúde-doença, tem-se pautado a necessidade de abordar a temática em diversos níveis do conhecimento, perpassando desde a educação básica até a educação superior. Nesse contexto, a cidade de Lajes Pintadas, Rio Grande do Norte, Brasil, é um exemplo que merece destaque quando o assunto é saúde ambiental. Desde 2009, o município tem sido objeto de análises científicas interdisciplinares devido a uma característica singular nas dimensões ambiental, educacional e de saúde pública. Essa particularidade refere-se à exposição ao gás radônio, emanado de forma natural por rochas que possuem urânio (U) em sua composição, fenômeno conhecido como radioatividade natural. Com o propósito de ampliar a compreensão dos fatores socioambientais ligados à presença da radioatividade, estudiosos ressaltam a necessidade de coletar informações adicionais, abrangendo tanto os impactos ambientais quanto as possíveis doenças relacionadas. Além disso, destacam a relevância de explorar o potencial educacional da temática no campo da saúde ambiental. À luz dessas considerações, esta tese objetiva avaliar as condições socioambientais relacionadas à emissão da radioatividade natural no município de Lajes Pintadas/RN e os potenciais riscos e vulnerabilidades cronicamente associados à saúde humana, assim como, explorar desafios e potencialidades educacionais da temática saúde ambiental na educação básica. Para contemplar estes objetivos, foram/serão realizadas as seguintes metodologias: análise de conteúdo sobre a abordagem de temas em saúde e meio ambiente, além da sua interconexão descrita como saúde ambiental nos principais documentos balizadores da educação básica; desenvolvimento, aplicação e validação de ações socioeducativas e formativas em saúde ambiental, com ênfase em temas locais; e realização de novas análises da percepção de risco com a população exposta, por meio da aplicação de questionários e da avaliação dos efeitos em nível genético utilizando testes de genotoxicidade, uma perspectiva crônica, comparando os dados com estudos prévios realizados em Lajes Pintadas/RN entre 2014 e 2016. Considerando a fase atual desta tese, que se encontra na fase final do seu desenvolvimento, os resultados referentes ao primeiro capítulo indicam que há dificuldade de busca e clareza na articulação das temáticas saúde e meio ambiente no principal documento norteador da educação básica, a BNCC, bem como sua integração caracterizada como saúde ambiental. Em sequência, o segundo capítulo norteou-se através destas fragilidades, evidenciando que a execução de iniciativas socioeducativas e formativas na área de saúde ambiental, utilizando uma abordagem fundamentada na realidade local, apresenta potencialidades educacionais. Estes resultados representam um registro inédito de uma integração colaborativa entre os campos do ensino, pesquisa e extensão, visando à promoção e a exploração didática de tópicos in loco relacionados à saúde ambiental. No entanto, mesmo diante dos benefícios enfatizados, observou-se na literatura que à exploração didático-pedagógica da temática e à disponibilidade de materiais didáticos apresenta-se limitada. Essa lacuna de pesquisa alicerçou o terceiro capítulo, culminando na proposição de estratégias para construção e validação de uma sequência didática para o ensino de temas em saúde ambiental. Em síntese, a consolidação dos resultados obtidos nos três capítulos iniciais da tese contribuiu substancialmente para a formulação de materiais, formações, reflexões e posicionamentos sobre a relevância da temática saúde ambiental na educação básica. Por fim, o quarto capítulo desta tese está em fase de execução e almeja obter uma avaliação da percepção do risco socioambiental e informações a respeito da frequência de mutações e estabilidade genética das células de indivíduos expostos às emissões radioativas, auxiliando, desta forma, na caracterização do perfil de saúde em instâncias subclínicas aos efeitos mutagênicos causados por uma exposição crônica. Em suma, espera-se contribuir para geração de um cenário a respeito da situação local quanto aos riscos e vulnerabilidades cronicamente associados à radioatividade natural.


OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA TESE:

  • 03 (Saúde e Bem-estar);
  • 04 (Educação de Qualidade);
  • 14 (Vida na Água);
  • 15 (Vida Terrestre).



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2286085 - ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA - UFRNInterna - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ NASCIMENTO SOARES - UFS
Presidente - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 13:10
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