Banca de DEFESA: CARLOS MAGNO LIMA FERNANDES E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS MAGNO LIMA FERNANDES E SILVA
DATA : 15/07/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:

Educação em Mudanças Climoambientais


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças climáticas e ambientais, educação, atividades antrópicas, desenvolvimentismo, história, ambientalismo, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

As mudanças climáticas e ambientais são temas interdisciplinares de alta complexidade, que nos últimos anos tem sido amplamente divulgados para a sociedade em vários tipos de mídia. Essas mudanças climoambientais tanto tem sido validadas pelos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, como também por outros órgãos ambientais e os resultados indicam um futuro preocupante para o clima, meio ambiente e humanidade. Grande parte dos efeitos negativos dessas mudanças são provocadas pelo excesso de atividades antrópicas na natureza. Esses excessos são feitos para atender a demanda do consumismo contemporâneo, um modelo social que é gerado por uma interpretação equivocada dos recursos naturais e alimentado pelo atual paradigma racional científico desenvolvimentista. O presente trabalho propõe que reformas no sistema de educação podem mitigar em longo prazo, a aceleração das mudanças climáticas e a degradação ambiental. As bases dessa reforma são altos investimentos numa melhor qualidade de educação, com um foco maior na dimensão ambiental objetivando conscientizar o ser humano, sobre a importância do meio ambiente para a humanidade. Nesse sentido, a educação pode aumentar a compreensão das causas e efeitos da aceleração das mudanças climoambientais e por meio de, diversos processos pedagógicos transformar atividades antrópicas nocivas em atividades sustentáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1174332 - FRANCISCO ALEXANDRE DA COSTA
Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Externo ao Programa - 2235 - FERNANDO MOREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ ESPÍNOLA SOBRINHO - UFERSA
Externo à Instituição - WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA - IFRN
Notícia cadastrada em: 27/06/2016 10:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao