Banca de DEFESA: PATRICIA RAKEL DE CASTRO SENA - (Retificação)

DISCENTE: PATRICIA RAKEL DE CASTRO SENA

DATA: 17/03/2011

LOCAL: Auditório A - anexo do CCHLA

O SERTÃO POTIGUAR COMUNICA: MIDIATIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIAIS.
Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros.

Práticas sociais – Midiatizações – Políticas públicas

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

Pau dos Ferros, cidade do interior oestano do Rio Grande do Norte, vive hoje um conjunto de transformações sociais significativas que estão cada vez mais interagindo com práticas midiáticas que midiatizam novas políticas públicas na área de Educação Técnica e Superior.
Por muitos anos, os governos municipais junto com os governos estaduais investiram em educação de ensino fundamental, mas, em grande medida, não tiveram o retorno dos recursos humanos formados, pois uma grande maioria dos alunos recém-egressos das escolas públicas e privadas saíram para as grandes cidades do entorno, a fim de cursarem um Ensino Médio mais qualificado e / ou assim poderem de fato competir às vagas dos cursos mais concorridos nas Universidades Públicas. Com a implantação de políticas públicas federais de ampliação do Ensino Superior, no período de 2002 a 2010, exemplificadas categoricamente através do PRO-UNI e REUNE, esse fenômeno de migração mudou significativamente na região em que Pau dos Ferros se faz pólo. Somem-se a isso as mudanças em esfera mundial nos valores postos na educação, após a expansão e sofisticação das novas tecnologias de comunicação e informação, após ainda a globalização da economia e da reestruturação produtiva neoliberalista, fatos que corroboraram para que tais políticas públicas na área fossem ressignificadas também em Pau dos Ferros. Garcia e Queiroz (2009) explicam melhor como as mudanças mundiais impulsionaram as locais: Relacionamos essas reformas significativas com o lócus desta pesquisa que se apresenta através de cenas peculiares: a concentração dos meios de comunicação da cidade nas mãos dos políticos, influenciando a opinião pública a favor destes, e o surgimento de novas mídias (rádios comunitárias e internet) que – no âmbito do consumo – reinventam, ressignificam e reordenam o agendamento das ideias e conceitos sobre as práticas educativas.
Assim, o objetivo aqui é de analisar as práticas sociais que se estabelecem em Pau dos Ferros quando da interação entre mídia, política, educação e sociedade; mais especificamente, observar o uso que o prefeito da cidade Leonardo Rêgo faz da mídia local ao midiatizar políticas públicas de educação, e a recepção dessas midiatizações pelos atores sociais diretamente envolvidos nesse processo (os alunos das instituições de ensino da cidade).
Esclarecemos aqui que como filha da cidade de Rafael Fernandes, região em que Pau dos Ferros é polo, e como uma personagem da história até agora contada nessas páginas (a história de muitos jovens que precisaram migrar para fora de suas cidades, a fim de fazer um curso superior), este tema surgiu para mim como um desafio de registrar, dialogando teoricamente com autores do campo das mídias, o que antes acontecia e o que agora acontece em se tratando de práticas sociais e midiáticas na região oestana potiguar: uma forma, acredito eu, de retribuir, o que foi investido em nossa formação primária e secundária.
Assim considerado, a título de contextualização teórico-metodológica, aproximaremos os estudos de recepção, sob a perspectiva dos Estudos Culturais Críticos, à lógica dos usos sociais dos meios, permeados pela técnica de coleta de dados Grupo Focal.

Presidente - 2179219 - MARIA DAS GRACAS PINTO COELHO
Interno - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
Externo à Instituição - ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO GOMES - UFPE
Notícia cadastrada em: 24/02/2011 10:05