Aula Inaugural com o Prof. Dr. Antônio Fausto Neto

Para debater o tema “A pesquisa em Comunicação no Contexto da Sociedade Midiatizada”, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN) promove aula inaugural da sua segunda turma com a palestra do professor Antônio Fausto Neto, professor e pesquisador da Comunicação. O evento acontece no dia 15 de outubro, às 19h, no Auditório do Laboratório de Comunicação da UFRN e é aberto ao público.

Antônio Fausto Neto é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1977), doutor em Sciences de La Comunication Et de L’information – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales – França (1982) e estudos de pós-doutorado na UFRJ – RJ (1990). Pesquisador 1A do CNPq; ex-membro do Comitê Científico do CNPq (área de comunicação); Consultor ad hoc: CAPES, CNPq, Fundação Carlos Chagas. Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); professor da Unifra; ex-professor nas: UFRJ, UFPb, UnB e PUC-Minas. Co-fundador da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação – CISECO (2009).

Autor dos livros: Mortes em derrapagem (1991); O impeachment da televisão (1995); Ensinando à TV Escola (2001); Desconstruindo os sentidos (2001); Lula Presidente – Televisão e política na campanha eleitoral (2003); Os mundos das mídias (2004); Midiatização e processos sociais: aspectos metodológicos (2010). Coordena atualmente a execução da pesquisa “Mutações nos processos de noticiabilidade: novas estratégias de enunciação do discurso jornalístico”- CNPq/Unisinos.

O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN foi criado em fevereiro de 2009 e tem a Comunicação Midiática como objeto principal das suas atividades de pesquisa e pós-graduação. Coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Pinto Coelho, o programa conta com outros doze docentes em duas linhas de pesquisa e realiza a seleção da sua terceira turma para 2010.

Aula Inaugural com o Professor Antônio Fausto Neto
A pesquisa em Comunicação no Contexto da Sociedade Midiatizada