Banca de QUALIFICAÇÃO: EDWIN DOS SANTOS CARVALHO

Práticas sociais – Midiatizações – Políticas públicas

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

Essa pesquisa é uma primeira conclusão do desenvolvimento do projeto de mestrado “O SERTÃO POTIGUAR COMUNICA: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO FORMADAS A PARTIR DE MIDIATIZAÇÕES”, em que estuda Pau dos Ferros, como uma cidade do interior oestano do Rio Grande do Norte, vivendo hoje um conjunto de transformações sociais significativas a partir de práticas midiáticas que mediam novas políticas públicas na área de Educação Técnica e Superior. Com a implantação e expansão de políticas públicas estaduais e federais de democratização do Ensino Técnico e Superior, no período de 2002 a 2010, o fenômeno de migração dos estudantes de ensino fundamental e médio, antes existente, mudou significativamente na região em que Pau dos Ferros se faz polo. A concentração dos meios de comunicação da cidade nas mãos dos políticos, a favor destes, e o surgimento de novas midiatizações estão contribuído para a formação desta e de outras práticas sociais, reinventando e reordenando o agendamento das ideias e conceitos sobre as práticas educativas. Nosso objetivo é observar essas relações de interação entre mídia, política e educação e como os jovens estudantes estão percebendo essa interação. Sob as perspectivas da recepção à luz dos Estudos Culturais, nossa pesquisa passeia primordialmente sobre a técnica de coleta de dados Grupo Focal.

Interno - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Externo ao Programa - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Presidente - 2179219 - MARIA DAS GRACAS PINTO COELHO
Notícia cadastrada em: 20/08/2010 08:03