Última semana do I Comunic-Ação: pesquisa, ensino e democracia

Realizado desde o dia 22 de junho, o I Comunic-Ação está na sua semana de encerramento. Entre os dias 27 a 31 de julho acontecerá a finalização das atividades complementares virtuais, desenvolvidas pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa iniciativa surgiu como uma alternativa de continuar promovendo o desenvolvimento da pesquisa e ensino, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do COVID-19. As inscrições são gratuitas e continuam abertas no site www.even3.com.br/comunic_acao

De acordo com Odlinari Ramon Nascimento da Silva, doutorando do PPgEM/UFRN e membro da Comissão Organizadora do I Comunic-Ação, o evento está sendo uma importante oportunidade de conhecimento e aprendizagem. Também sendo um momento de interação com pesquisadores da comunicação, professores e alunos, não só do Rio Grande do Norte, como de várias universidades do país. "Diante das impossibilidades que a pandemia nos proporcionou, colaborar com o Comunic-Ação resultou em um enorme aprendizado. Foram dias de diálogos acadêmicos, aproximações com outros professores e colegas que, no contexto presencial, seria impossível acontecer. O I Comunic-Ação já ficou registrado na minha trajetória acadêmica”, ressalta Odlinari Ramon, que inclusive participou ativamente de algumas apresentações das atividades ofertadas.

“Agradeço a coordenação do PPgEM, o qual nos possibilitou colaborar na organização do evento, desde a sua etapa de pré-produção. Aproveito também para agradecer aos meus colegas, pois não existe trabalho completo sem equipe”, enfatiza Ramon. Discentes tanto do doutorado, como mestrado, além de contribuir na organização, apresentaram suas pesquisas, metodologias, referenciais teóricos e resultados. Todos os participantes das atividades estão recebendo certificados emitidos pelo PPgEM e Decom.

As apresentações dos trabalhos de pesquisa, palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e workshops continuam em plena atividade durante esta semana. “O I Comunic-Ação: pesquisa, ensino e democracia abriu um leque de oportunidades aplicadas ao novo cotidiano que estamos enfrentando, proporcionando democraticamente uma comunicação integrada no compartilhamento de conhecimentos teóricos e experiências profissionais práticas”, destaca Daiana Brandão, mestranda do PPgEM/UFRN.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO I COMUNIC-AÇÃO

• 27/07 (14h às 15h30min) – Mesa redonda: Participação política e ativismos nas redes sociais online no contexto da midiatização com Raul Ramalho (doutor em Estudos da Mídia – PPgEM/UFRN), Cândida Maria Nobre (doutoranda – PPgEM/UFRN), Jô Fagner (doutorando – PPgEM/UFRN) e John Willian Lopes (doutorando – PPgEM/UFRN).

• 27, 28, 29 e 30 (17h às 18h) – Oficina: Introdução à produção audiovisual independente para mulheres trans, cis e não binaries com Renata Pyrrho Nascimento (Mestranda do PPgEM/UFRN).

• 27/07 (18h às 19h30min) – Mesa redonda: Algoritmos, monopólios e direito à comunicação: desinformação através das plataformas com Lizete Nóbrega (mestranda do PPgEM/UFRN), Antonino Condorelli (Prof. Dr. do Decom/UFRN) e Leila Salim Leal (doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ).

• 28/07 (15h às 17h30min) – Mesa redonda: A saúde na comunicação: perspectivas e tensionamentos com a Profª. Dra. Luciana Miranda Costa (coordenadora do PPgEM/UFRN), Inesita Soares De Araújo (doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ), Katia Lerner (doutora em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e doutora em Sociologia pela Universidade da Califórnia – EUA), Arquimedes Pessoni (doutor em Comunicação Social pela UMSP) e com o Prof. Dr. Juciano Lacerda (vice-coordenador do PPgEM).

• 28 e 29/07 (19h às 21h) - Minicurso: Questões de método em estudos de comunicação: contribuições socioantropológicas e digitais com Breno Carvalho (doutor em Antropologia pela UFBA).

• 29/07 (9h às 12h) – Mesa redonda: Análise de Discurso: trajetórias metodológicas com a Profª. Dra. Luciana Miranda Costa (coordenadora do PPgEM/UFRN), Janaina Dias Barcelos (doutora em Estudos Linguísticos - Análise do Discurso pela FALE/UFMG) e Cellina Muniz (doutora em Educação pela UFC).

• 29/07 (15h às 16h30) – Minicurso: Corpo feminino, publicidade e construção de estereótipos com Laís Sousa Di Lauro e Marília Diógenes (mestrandas do PPgEM/UFRN).

• 30/07 (10h às 12h) – Palestra: Fotografia pandêmica: processos criativos no isolamento social com Elisa Elsie (mestranda do PPgEM/UFRN).

• 30/07 (14h às 15h30min) – Palestra: Humor, comicidade e memes na cultura digital com Arthur de Oliveira Rocha (doutorando do PPgEM/UFRN).

• 30/07 (19h às 21h) – Mesa redonda: “Vou lhe usar”: Voltamos a apresentar um debate sobre representatividade na telenovela com Prof.ª Dra. Livia Cirne (chefe do Decom/UFRN), Marcela Costa (doutora em Comunicação pela UFRN) e Cecília Almeida (doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE).

• 31/07 (16h às 18h) – Mesa redonda: Comunicação e pandemia na América Latina: Brasil, Argentina e Uruguai com Fernando Torres Andacht (doutor em Comunicação pela UFRS), Letícia Beatriz Gambetta Abella (doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN), Antonino Condorelli (doutor em Ciências Sociais pela UFRN), María Gabriela Balls Herrera (Estudios de Doctorado en Comunicación y Humanidades en Universidad Ramón LLull Barcelona) e Adriano Costa (doutor em Educação pela UFRN).

• 31/07 (20h às 21h) – Apresentação do artigo: Interface da Comunicação com as Ciências Sociais: um estudo dos processos da política de comunicação governamental com Daiana de Medeiros Brandão (Mestranda do PPgEM/UFRN).

Por Daiana Brandão

Notícia cadastrada em: 27/07/2020 10:57