Banca de DEFESA: EMANUELE DE FREITAS BAZILIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELE DE FREITAS BAZILIO
DATA : 26/06/2020
HORA: 15:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

ÉTICA E DEONTOLOGIA DO FOTOJORNALISMO:

ESTUDO DE CASO SOBRE A PRÁTICA FOTOJORNALÍSTICA CONTEMPORÂNEA NOS CONFLITOS DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO ANÍSIO JOBIM (AM) E DA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE ALCAÇUZ (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Fotojornalismo. Conflito. Direitos. Mídia. Privados de liberdade.


PÁGINAS: 169
RESUMO:

Realizamos um estudo de caso sobre a conduta profissional dos fotojornalistas, à luz dos direitos e preceitos éticos envolvidos nos conflitos, nas unidades prisionais Complexo Penal Anísio Jobim (AM) e Penitenciária Estadual de Alcaçuz (RN), ocorridos em janeiro de 2017. Contextualizamos os dois casos estudados (AM e RN) e refletimos a partir dos códigos, leis e condutas que envolvem a profissão do fotojornalista. Propomos uma contribuição à deontologia do fotojornalismo, com base na análise das questões éticas e dos direitos que envolvem a imprensa, a população carcerária e seus familiares. Na coleta de dados, entrevistamos seis fotojornalistas e um jornalista afim de estruturar material suficiente para o entendimento da conduta dos profissionais. Metodologicamente nos baseamos no estudo de caso descritivo (GIL, 2008) e como resultado percebemos a evidência de práticas fotojornalísticas tanto transgressoras de direitos, quanto preocupadas com a imagem e com a exposição do outro. Em vista disso, observamos a ausência do Estado na manutenção dos direitos dos privados de liberdade e de suas respectivas imagens. Inferimos que a contemporaneidade nos provoca a pensar novos modos de atuação profissional na mídia, nos quais a ética e os direitos básicos devem ser garantidos para manutenção da dignidade humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2475502 - ITAMAR DE MORAIS NOBRE
Interna - 1912232 - LIVIA CIRNE DE AZEVEDO PEREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ AFONSO DA SILVA JÚNIOR - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/05/2020 20:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao