Banca de DEFESA: HELOISA MADALENA OLIANI CARAVINA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELOISA MADALENA OLIANI CARAVINA
DATA : 27/04/2020
HORA: 14:30
LOCAL: DECOM
TÍTULO:

O EUFEMISMO IMAGÉTICO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO



PALAVRAS-CHAVES:

Propaganda da área da Saúde. Animação. Eufemismo.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O uso da animação pela publicidade foi o tema inicial para a realização desta pesquisa, entretanto, após a análise de mais de 60 propagandas desse tipo, identificou-se a saúde como conteúdo recorrente. Além disso, observou-se, nesses casos, a aplicação do eufemismo de forma imagética, por meio da linguagem não-verbal. Dessa forma, o eufemismo imagético na publicidade da área da saúde tornou-se objeto deste estudo. Para compreender o discurso publicitário neste contexto, foi realizada uma análise sócio-histórica brasileira sobre a publicidade da área da saúde, suas regulamentações e o uso da animação no Brasil, apontando sua relação com a contemporaneidade. Sobre animação, além do resgate histórico, por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin, a publicidade animada foi classificada em categorias com relação a técnica e ao conteúdo abordado – inspiradas nos estudos de Rita Seabra –, bem como foram apontadas características predominantes da área da saúde por meio de diferentes exemplos. Além disso, foram explorados os conceitos de saúde e eufemismo, contextualizando-os sob o aspecto publicitário. Foi desenvolvida uma metodologia para a análise do discurso publicitário a qual contemplou a linguagem não-verbal como protagonista, sendo esta aplicada à três filmes publicitários animados da área da saúde: “A hora de lembrar” (2017), “Vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor” (2018) e “É gripe? Benegrip” (2019). A análise contemplou o ritual sociolinguageiro a partir do cenário publicitário por Charaudeau e Soulages, bem como a perspectiva imagética de Souza, Orlandi e o trabalho desenvolvido por Salgado, contribuindo assim para a definição dos critérios investigativos. Ao final, foi comprovado o uso do eufemismo de forma imagética pela publicidade animada da área da saúde, como também foram desenvolvidos critérios de análise do eufemismo imagético para futuras pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 008.716.335-74 - FERNANDA ARIANE SILVA CARRERA - UFRJ
Interno - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Externo à Instituição - PAULA RENATA CAMARGO DE JESUS
Notícia cadastrada em: 25/03/2020 21:27
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