Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO RODRIGO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO RODRIGO DA SILVA
DATA : 25/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
TÍTULO:

Caricatura e mídia: de ameaça a estratégia de propaganda política nas campanhas eleitorais de 2012, 2014 e 2016 na Paraíba


PALAVRAS-CHAVES:

Caricatura; Mascote; Mídia; Propaganda Política; Campanha Eleitoral


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O período de campanha eleitoral é propício para o surgimento dos mais variados recursos e estratégias de mídia e comunicação entre os candidatos políticos e seu eleitorado. Na última década, tem-se verificado um fenômeno que está ganhando fôlego e ampliando o número de adeptos nas campanhas eleitorais, especialmente na Paraíba. Trata-se da produção e uso de caricaturas de candidatos como mídias de propaganda política, conhecidas como “mascotes políticas”. Interessa a esta investigação descobrir como os publicitários e políticos fazem uso dessas mídias para apresentar ou vender sua imagem. Sendo assim, a inquietação que move essa iniciativa não parte de um olhar de fora, ou seja, de uma representação dos candidatos a partir do olhar da mídia e dos posicionamentos por ela assumidos para emitir um discurso opinativo sobre os políticos. Mas parte de um olhar de dentro, do uso das mídias pelos próprios candidatos e sua equipe de Marketing para criação de sua representação. A pesquisa é desenvolvida sobre dois pilares de investigação: um com foco nos criadores (emissores da mensagem) e outro com foco na criação (a própria mensagem). O primeiro deles se concentrará sobre o estudo das práticas sociais que permeiam todo processo criativo das caricaturas. Nessa etapa, serão entrevistados dos os atores sociais envolvidos no processo de criação dos desenhos e planejamento da estratégia de aplicação deles nas peças de campanha dos candidatos políticos. O segundo pilar de investigação se aterá ao estudo da construção de sentido nas peças publicitárias. Serão analisadas as próprias caricaturas utilizadas como mídia de campanha eleitoral. A tese que se delineia, a partir das reflexões até aqui desenvolvidas, é a de que as caricaturas mascotes são o mecanismo encontrado pelos operadores da publicidade para a codificação gráfica do elogio político, explorada estrategicamente para a promoção publicitária dos candidatos nas eleições. Essa codificação seria a representação simbólica do afeto, associado à imagem dos candidatos políticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645141 - SEBASTIAO GUILHERME ALBANO DA COSTA
Interno - 2475502 - ITAMAR DE MORAIS NOBRE
Externo à Instituição - LUCIANO BARBOSA JUSTINO - UEPB
Notícia cadastrada em: 21/02/2019 15:31
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