Banca de DEFESA: DILSON FLORÊNCIO RODRIGUES

DATA : 30/08/2018
LOCAL: Sala 06, do LABCOM

COMUNICAÇÃO, MÍDIAS & EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA

Estudos da Mídia. Comunicação. Educomunicação. Agência Mais Guarapes. Agência FOTEC. Emancipação. Cidadania.

Investiga-se a atuação de um projeto de extensão universitária e a repercussão da metodologia transformadora da pesquisa ação ao realizar atividades educomunicacionais. Assim como, a utilização das mídias e a produção de conteúdo multimídia por alunos em ambiente escolar na construção de sua cidadania e emancipação social. O campo de estudo é a Escola Municipal Francisco de Assis Varela Cavalcanti em Natal/RN no biênio 2016 e 2017. Desenvolvemos uma analise englobando o campo comunicacional, educacional e a convergência de ambos sobre a abordagem da emancipação social e cidadania. Elaboramos uma reflexão a cerca da conjuntura sociocultural, política e econômica que reflete tanto na Comunicação como na Educação sob a ótica da sociológica pós-colonial. Como referencial teórico utilizamos Boaventura Sousa Santos, Paulo Freire, Pedro Morales, Raquel Paiva, Muniz Sodré, Ismar de Oliveira Soares. Observamos como resultado, o aprimoramento dos alunos participantes do projeto nos campos comportamental, cognitivo e procedimental. Assim como, melhoramento da autoestima, motivação, interesse pelo estudo, etapas emancipatórias conquistadas e vivência de cidadania.

Presidente - 2475502 - ITAMAR DE MORAIS NOBRE
Interno - 2312564 - DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA