AULA INAUGURAL PPGEM/CCHLA/UFRN 2016.1

Data: 01/06/2016 (quarta-feira)

Horário: 17:30h

Local: Auditório “D” – CCHLA/UFRN

Título:

“Uma análise perspectivista de rede: metodologias para o estudo com big data na comunicação social”

Convidado:

Prof. Fabio Malini (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)

Ementa:

O método perspectivista de análise de redes busca identificar, processar e interpretar os pontos de vistas que são expressos no espaço e tempo das interações em redes sociais. Do ponto de vista teórico, o método perspectivista de rede parte de uma reflexão que articula a teoria antropológica formulada por Eduardo Viveiros de Castro (de onde retiramos os conceitos de perspectiva e relação); a concepção de Bruno Latour sobre a teoria ator-rede (de onde retiramos os conceitos de cartografia, grupos, mediadores e intermediários); e a teoria dos grafos (de onde retiramos o conceito de clusterização, modularidade, centralidade e densidade). Do ponto de vista empírico, o método perspectivista de rede apresenta os conceitos de perspectiva topológica e perspectiva temporal nas análises de redes sociais, a partir da produção de mensagens escritas e imagens que os perfis fabricam em diferentes plataformas de redes sociais. Para ilustrar tal possibilidade metodológica, analiso as redes de RTs do movimento #ContraTarifa (de onde é possível interpretar as perspectivas topológicas) e o movimento #VemPraRua (de onde é possível interpretar as perspectivas temporais).

O objetivo é compartilhar com todos a possibilidade que a coleta, a mineração e a visualização de dados permite ao nosso campo.

Notícia cadastrada em: 19/05/2016 16:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao