Banca de QUALIFICAÇÃO: UBIRATAN NASCIMENTO DE ALENCAR JUNIOR

DATA: 17/09/2014
LOCAL: AUDITÓRIO D - CCHLA/UFRN

“PROFISSÃO REPÓRTER”: AS REPRESENTAÇÕES DO NORDESTE NA NARRATIVA DO PROGRAMA

Profissão Repórter. Epistemologia. Televisão. Nordeste. Sentido.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Comunicação Visual

Investiga-se a complexidade dos processos comunicativos midiáticos e a produção de sentidos por meio da televisão, a partir do programa jornalístico ‘Profissão Repórter’, com a proposta de se permitir traçar um panorama, através do qual se verifique como as edições representam os temas ligados à realidade nordestina. Sem perder de vista o objeto de pesquisa, busca-se o aprofundamento acerca das questões ligadas à análise do discurso e, assim, perceber como um programa que nasce em um centro considerado produtor de uma comunicação de massa, o Sudeste, reproduz significados ligados à realidade desta parcela populacional. A proposta é estreitar o debate entre a universidade e as práticas de mercado televisivas, com uma reflexão séria e livre sobre a contemporaneidade de teorias como a de Boaventura Sousa Santos (2010), o qual traz os conceitos da epistemologia do Sul, que recaem sobre todas as áreas do conhecimento, bem como sobre as representações e significações inseridas neste espaço cultural brasileiro chamado Nordeste.

Presidente - 1694773 - VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
Interno - 2475502 - ITAMAR DE MORAIS NOBRE