Banca de DEFESA: MARIA DA GUIA TORRES DA SILVA

DISCENTE : MARIA DA GUIA TORRES DA SILVA
DATA : 19/02/2024
LOCAL: Sala 12 - DCA

Robótica Educacional como Recurso Pedagógico para Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem

Robótica Educacional, Dificuldade de Aprendizagem, Transtorno de Aprendizagem

A utilização da Robótica Educacional como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem de crianças com dificuldades de aprendizagem é o cerne de nossa investigação. No trabalho, tentamos não fazer distinção entre as dificuldades (normais) causadas por desinteresse ou outro problema em sala ou aquelas causadas por transtornos bem definidos na medicina. Em uma revisão sistemática inicial, na qual fizemos uma pesquisa geral de artigos e dissertações em conferências e revistas utilizando um conjunto definido de palavras-chave que abrangessem os problemas de aprendizagem mais conhecidos e que também atendessem à palavra-chave "robótica educacional", identificamos que existem pouquíssimos trabalhos neste tópico, cerca de 14 contribuições. Diante da constatação da novidade do tema, fizemos uma análise mais aprofundada destes e outros trabalhos, incluindo várias questões, não apenas relacionadas com as dificuldades de aprendizagem. Nossa questão principal a ser respondida, a partir de então, foi identificar o quanto e como a robótica educacional consegue ser uma coadjuvante no processo ensino aprendizagem, para esses estudantes ccom dificuldades. Com isso em mente, definimos a metodologia de pesquisa quali-quanti para identificar os pontos restantes, onde adotamos questionários como instrumento de coleta de dados. Disponibilizamos formulários com perguntas para os alunos, professores, e monitores das escolas selecionadas, entre as que possuem atividades de robótica educacional (todas )escolas públicas) do município de Natal, RN, Brasil. Por meio de uma análise dos dados obtidos pelos formulários, observamos um crescimento do uso da robótica na educação, de forma geral. Mas, identificamos principalmente que, apesar de os estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem encontrarem-se nas instituições de ensino, eles não estão completamente inseridos nas atividades com robótica. Todavia, após a compilação e análise dos dados, chegamos a resultados positivos, que verificam a possibilidade de aplicação com melhoria do aprendizado nessas crianças. Isto é, maioria dos alunos e uma boa parte dos professores e monitores concordam que a robótica conseguiu melhorar a capacidade dos alunos com dificuldades em apreender, principalmente os conteúdos transversais. Em relação ao "como", notamos que alguns fatores são importantes. O primeiro fator é a facilidade de apreensão da robótica em si, trazida por novas ferramentas de software e hardware desenvolvidas, que facilitam sobremaneira o seu uso como ferramenta de apoio. Ainda, notamos que o interesse dos professores é outro fator no "como" que pode colaborar na tentativa de melhorar a questão da dificuldade do aprendizado. Notamos que o interesse melhora com uso dessas novas ferramentas, desmistificando a robótica, que deixa de ser um bicho de sete cabeças para o professor leigo. Ademais, a existência de sistemas completos de apoio à sua aplicação, gratuitos e livres, envolvendo conteúdos e ferramentas na Web, além de uma política efetiva de educação continuada aos professores, têm colaborado para que a ferramenta se torne mais cada vez mais eficaz, principalmente, como ressaltado, nos conteúdos transversais à robótica.

Presidente - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Externa ao Programa - 5809342 - CARLA DA COSTA FERNANDES CURVELO - UFRNExterna ao Programa - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA - UFRNExterna à Instituição - SARAH THOMAZ DE SA ROSSITER - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 12:03