Banca de DEFESA: YURI PEDRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURI PEDRO DOS SANTOS
DATA : 19/10/2023
LOCAL: Sala de video conferência do PoP-RN

Clusterização adaptativa de usuários NOMA no domínio da potência

Múltiplo Acesso Não-Ortogonal, Clusterização de usuários, Algoritmos evolutivos

Por meio da técnica de Acesso Múltiplo Não-Ortogonal (NOMA, Non-Orthogonal Multiple Access) pretende-se viabilizar a transmissão de dois ou mais usuários compartilhando os mesmos recursos de tempo, frequência e código, e assim melhorar significativamente a eficiência espectral de redes de comunicação sem fio em gerações futuras. A multiplexação de sinais pode ser conseguida no domínio da potência (PD-NOMA, Power Domain NOMA), onde a transmissão de sinais sobrepostos é feita com níveis de potência suficientemente diferentes. A eficiência deste método depende fundamentalmente de duas etapas prévias de processamento: um agrupamento adequado de usuários (candidatos à transmissão) com diferentes ganhos de canal e a escolha dos níveis de potência que serão utilizados para transmitir cada sinal. As soluções apresentadas na literatura para resolver o problema de agrupamento de usuários não consideram a dinâmica dos sistemas de comunicação, ou seja, a variação temporal do número de usuários e as condições do canal. Para levar em conta essas características dinâmicas no agrupamento de usuários em sistemas NOMA, este trabalho propõe uma nova técnica de clusterização baseada em uma modificação do algoritmo evolucionário DenStream, escolhido por sua capacidade evolutiva, robustez ao ruído e processamento online. Os resultados mostram que a técnica de agrupamento proposta consegue acompanhar a dinâmica do sistema, clusterizando todos os usuários e favorecendo a uniformidade da taxa de transmissão entre os clusters.

Presidente - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA
Interno - 1412682 - VICENTE ANGELO DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 3216921 - TIAGO TAVARES LEITE BARROS - UFRNExterno à Instituição - FABRÍCIO BRAGA SOARES DE CARVALHO - UFPB
Externo à Instituição - PEDRO THIAGO VALERIO DE SOUZA - UFERSA