Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA GUIA TORRES DA SILVA

DISCENTE : MARIA DA GUIA TORRES DA SILVA
DATA : 16/08/2023
LOCAL: Sala Virtual PPgEEC

Robótica Educacional como Recurso Pedagógico para Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem

Robótica Educacional, Dificuldade de Aprendizagem, Transtorno de Aprendizagem

A aplicação da Robótica Educacional no processo de ensino-aprendizagem de crianças com dificuldades (ou transtornos) de aprendizagem é o cerne de nossa investigação. Para identificar essas aplicações, realizamos uma revisão sistemática, na qual fizemos uma pesquisa geral de artigos e dissertações em conferências e revistas, utilizando um conjunto definido de palavras-chave que abrangessem os problemas de aprendizagem mais conhecidos e que também atendessem à palavra-chave robótica educacional. A partir destes trabalhos iniciais, selecionamos um conjunto mais restrito de trabalhos que estão estritamente relacionados com o nosso tópico, seguindo um conjunto de critérios definidos. Fizemos uma análise mais aprofundada destes trabalhos, incluindo várias questões, não apenas relacionadas com as dificuldades de aprendizagem. Chegamos a um conjunto inicial de 50 artigos, a partir dos quais a nossa análise detalhada levou a cabo 14 contribuições. Posteriormente, para contribuir com nossa metodologia quali-quanti de pesquisa, adotamos um questionário como instrumento de coleta de dados, em que inicialmente disponibilizamos um formulário com perguntas para os alunos, professores e monitores que possuem atividades de robótica educacional em escolas públicas do município de Natal, Brasil. Observamos que se nota um crescimento do uso da robótica na educação. No entanto, os estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem encontram-se nas instituições de ensino, mas, não inseridos nas atividades com robótica. Todavia, após a compilação dos formulários, chegamos a alguns resultados interessantes, que verificam a possibilidade de aplicação com resultados positivos. Este é um passo importante no sentido de mostrar a importância da robótica educacional para Médicos e Educadores, que são profissionais que desempenham um papel importante neste processo, especialmente para crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Em conjunto com os roboticistas que têm vindo a desenvolver metodologias com técnicas e materiais de vanguarda, estão a tornar a robótica educacional um recurso muito útil para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Presidente - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Externa ao Programa - 5809342 - CARLA DA COSTA FERNANDES CURVELO - UFRNExterna à Instituição - SARAH THOMAZ DE SA ROSSITER - IFRN
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao