Banca de DEFESA: MICHEL SANTANA DE DEUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHEL SANTANA DE DEUS
DATA : 28/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

AMPLIFICADOR INTEGRADOR PROGRAMÁVEL POR PULSO PARA SISTEMAS EM CHIP


PALAVRAS-CHAVES:

Amplificador programável, Condicionamento de Sinais Analógicos, Circuitos Integrados, Sistemas Embarcados, Microeletrônica.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

Este trabalho é um aprofundamento de estudos anteriores e apresenta a pesquisa e desenvolvimento de um amplificador integrador com ganho programável por largura de pulso para sistemas em chip. Uma das principais vantagens da arquitetura do PGA proposto é que ela utiliza poucos componentes e o número dos valores de ganho é independente da área ocupada pelo circuito. Além disso a arquitetura permite ser configurada para a operação com sinais de terminação única ou para sinais diferenciais.

 

Antes do início do desenvolvimento do Circuito Integrado (CI), foram obtidas equações que definem as incertezas do circuito e realizados projeto, simulação e desenvolvimento de um circuito discreto o qual passou por uma série de experimentos a fim de validar a arquitetura proposta.

 

A implementação da arquitetura em CI tem como objetivo alcançar uma maior frequência de operação, permitindo sua utilização em uma maior gama de aplicações. O circuito integrado foi projetado utilizando a tecnologia CMOS de 0,18 µm da TSMC, apresentando uma dissipação de energia média de 123,2 µW e ocupando uma área de aproximadamente 0,065 mm2.

 

Foram realizadas simulações transientes com e sem ruído, DC, AC, PSS, PAC, Corner e de Monte Carlo, sendo avaliadas médias, incertezas, erros relativos e absolutos referentes a diversos parâmetros. Isso sugere que o circuito foi cuidadosamente projetado e testado, e os resultados apresentados fornecem uma base sólida para a aplicação do PGA proposto em uma ampla variedade de aplicações de condicionamento analógico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1284113 - SEBASTIAN YURI CAVALCANTI CATUNDA
Interno - 2140683 - DIOMADSON RODRIGUES BELFORT
Externo à Instituição - VALNER JOÃO BRUSAMARELLO
Externo à Instituição - FERNANDO RANGEL DE SOUSA - UFSC
Externo à Instituição - RAIMUNDO CARLOS SILVÉRIO FREIRE - UFCG
Notícia cadastrada em: 04/07/2023 15:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao