Banca de DEFESA: FILIPE CAMPOS DE ALCANTARA LINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FILIPE CAMPOS DE ALCANTARA LINS
DATA : 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do Google Meet (meet.google.com/avg-wnkv-hfb)
TÍTULO:

Odometria Planar Direta com Câmera Estéreo


PALAVRAS-CHAVES:

Odometria Visual; SLAM; Métodos Diretos; Otimização de Segunda Ordem; Câmera Estéreo.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Metodologias contemporâneas de Odometria Visual (OV) são geralmente criadas a partir de abordagens baseadas em pontos para estimar a pose da câmera e uma representação do ambiente explorado. Direct Sparse Odometry (DSO) é a técnica baseada em pontos mais popular de uma classe de abordagens chamada de métodos diretos. Muitos trabalhos apresentaram melhorias na área de OV baseada em pontos usando as características da DSO como fundamentos dessas abordagens. No entanto, apenas recentemente, dois novos métodos monoculares, inspirados no DSO e baseados em planos foram apresentados. A primeira abordagem utiliza um estimador de planos baseado em aprendizagem profunda para gerar estimativas iniciais de plano, o que pode levar a problemas de otimização. A segunda abordagem restringe a detecção de planos às orientações horizontal e vertical, o que a torna mais adequada para ambientes estruturados.

Esta tese apresenta uma técnica de OV estéreo baseada em planos - Direct Planar Odometry (DPO) - que emprega planos como características em uma estrutura de otimização de janela deslizante e utiliza quatérnio dual unitário como parâmetro de pose. Nossos experimentos mostram que o método proposto obteve resultados comparáveis aos da abordagem DSO para câmeras estéreo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA
Interno - 350751 - ADELARDO ADELINO DANTAS DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 4523538 - MARCELO BORGES NOGUEIRA - UFRNExterno à Instituição - VALDIR GRASSI JUNIOR - USP
Externo à Instituição - ANDERSON ABNER DE SANTANA SOUZA - UERN
Notícia cadastrada em: 30/06/2023 09:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao