Banca de DEFESA: DENISE MARIA DE LIMA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE MARIA DE LIMA E SILVA
DATA : 12/12/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de aula 07 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN.
TÍTULO:

Caracterização física e físico-química e avaliação da capacidade antioxidante do óleo vegetal pigmentado oriundo da extração de astaxantina a partir de resíduos de camarão (litopenaeus vannamei).


PALAVRAS-CHAVES:

Cefalotórax, pigmento natural, carotenoide, bioatividade e qualidade de óleo.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A astaxantina é encontrada naturalmente em resíduos de camarão e pode ser extraída de diversas formas e entre eles tem-se a extração com óleo vegetal, o qual contribui para a sua estabilidade, retardando a oxidação. Objetivou-se com esse estudo, avaliar as características físicas e físico-químicas e a capacidade antioxidante de óleos vegetais pigmentados oriundos da extração da astaxantina a partir do resíduo de camarão (Litopenaeus vannamei). Os óleos pigmentados do resíduo de camarão (OR) e da farinha do resíduo de camarão (OF) obtidos foram avaliados quanto ao teor de astaxantina, características físicas e físico-químicas e capacidade antioxidante. As amostras de OR e OF apresentaram um teor de astaxantina respectivamente de 70,9 e 264,7 µg/g, sendo a desidratação a responsável por esse aumento de 3,7 vezes. Do mesmo modo, seu poder antioxidante está diretamente associado com o teor de astaxantina, entretanto, algumas caraterísticas físicas e físico-químicas de OF apresentaram alterações. Diante disso, os óleos pigmentados oriundo dos resíduos de camarão apresentam um significativo potencial para uso em alimentos como um antioxidante natural devido seu poder antioxidante, assim como o baixo custo de obtenção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Externo ao Programa - 2275877 - THAIS SOUZA PASSOS
Externo à Instituição - SAMARA ALVACHIAN CARDOSO ANDRADE - UFPE
Notícia cadastrada em: 06/12/2016 17:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao