Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA HANAYÁ FERREIRA CABRAL

DATA : 19/04/2017
LOCAL: Sala 4 da ECT

ASSEMBLEIA DE CLASSE COMO EVENTO DE LETRAMENTO: ENTRELAÇANDO SABERES E FAZERES

Assembleia de classe. Evento de letramento. Leitura e escrita.

A busca por ressignificações no processo de ensino de leitura e escrita tem levado professores da educação básica a buscar novas práticas educativas. Uma alternativa interessante advém das que são desenvolvidas em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000). Esta pesquisa de intervenção se insere no campo da Linguística Aplicada, tem por objeto de estudo práticas de leitura e escrita desenvolvidas por meio das assembleias de classe vistas como evento de letramento. Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia das assembleias para a ressignificação das práticas de leitura e escrita de estudantes de uma escola pública, elegemos três objetivos específicos: a) avaliar o potencial metodológico das assembleias de classe na ressignificação das práticas de leitura e escrita; b) planificar atividades de leitura e escrita a partir das assembleias de classe c) investigar como se desenvolve a escrita como prática social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2009; FARACO, 2009);  nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2000; 2005; 2006; TINOCO, 2008; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 2014); na comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001), na assembleia de classe, vista como evento de letramento (HAMILTON, 2000). Do ponto de vista teórico-metodológico, ancoramo-nos em Araújo (2004, 2015), e nos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1995; TINOCO, OLIVEIRA, SANTOS, 2014), e nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de vertente etnográfica, ligados à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Colaboraram nesta pesquisa alunos do 7º ano, professores, equipe gestora, pais de alunos e agentes externos à comunidade escolar. Na análise dos dados, destacamos como a assembleia de classe se configura como evento de letramento, constituindo-se num espaço de ressignificação das práticas de leitura e escrita, onde ações sociais são deliberadas, possibilitando, assim, o empoderamento dos discentes e a transformação de um estado de coisas a partir do agir da coletividade.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA