Banca de DEFESA: IEDA ISABELLA DE LIRA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IEDA ISABELLA DE LIRA SOUZA
DATA : 24/02/2017
HORA: 14:30
LOCAL: NEPSA 2
TÍTULO:

ESCOLAS DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: um estudo acerca das Relações Interorganizacionais (RIOs) na perspectiva de redes


PALAVRAS-CHAVES:

Escolas de Governo. Relações Interorganizacionais. Análise de Redes Sociais. 


PÁGINAS: 193
RESUMO:

Esta tese teve como objetivo geral analisar as relações interorganizacionais das Escolas de Governo do Rio Grande do Norte que fazem parte da Rede Nacional a partir da Análise de Rede Sociais (ARS). Partiu-se do pressuposto de que as relações interorganizacionais desenvolvidas entre as Escolas de Governo (EGRN, CEAF e EMGESP), por meio da participação na Rede Nacional, contribuem para o desenvolvimento de suas ações, mas de maneira distinta a depender das relações estabelecidas por cada escola e suas especificidades de atuação. Esta análise utilizou-se da Teoria de Redes Sociais como base conceitual e a Análise de Redes Sociais (ARS) como ferramenta analítica. Essa base conceitual e metodológica permitiu analisar as relações interorganizacionais da aludida Rede, a partir do mapeamento dos relacionamentos estabelecidos entre as Escolas de Governo potiguares e, entre essas e os outros atores organizacionais que se relacionam para o desenvolvimento de suas atividades. Com relação aos aspectos metodológicos utilizou-se do paradigma interpretativista, da abordagem qualitativa no estudo de caso da Rede das Escolas de Governo do Rio Grande do Norte. Como resultados, foram identificados que as relações interorganizacionais formam uma rede com baixo grau de conectividade e de relações assimétricas. Esta pode ser considera coesa, pois a maioria dos seus atores estão conectados por laços fortes. E a EGRN, apesar de ter diminuído suas ações por falta de recursos, é o ator central (intermediador), conectando atores antes desconectados e por consequência detém o maior controle. Outra característica da Rede das Escolas é o baixo grau de relação entre os atores, o que a classifica como difusa (esparsa), com pouco geração de informação. A configuração atual da Rede permite gerar contribuições para as ações, mas também, limitações. Considerando que as escolas menos conectadas também se configuram como as escolas com menor número de ações desenvolvidas, a exemplo da EGESP. E por outro, a escola com maior conectividade na rede, a EGRN, possui também um maior número de ações desenvolvidas. Assim, os resultados levam a concluir que o desenvolvimento das ações das Escolas de Governo recebe influencias do nível de relacionamentos por elas estabelecidos. Embora todas as escolas analisadas façam parte da Rede Nacional, observou-se que essas se relacionam de maneira distinta. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA - IFRN
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDAO
Notícia cadastrada em: 09/02/2017 15:07
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