PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: IVANISE BORGES SOUZA

DISCENTE : IVANISE BORGES SOUZA
DATA : 10/08/2016
LOCAL: Auditório do NEPSA II

ATIVIDADES CARACTERÍSTICAS DO TURISMO: UMA ANÁLISE DA DIMENSÃO DO TURISMO NA ECONOMIA BRASILEIRA DO ANO DE 2013.

economia do turismo. Conta Satélite do Turismo. atividades características do turismo. dimensionamento econômico.

A atividade turística brasileira, ao longo dos últimos anos, vem se desenvolvendo substancialmente. Porém, não há informações o bastante para dimensionar o desempenho do turismo na economia, pois as pesquisas que existem não são suficientes ou estão com dados defasados. As pesquisas com abordagem estatística e econômica, como a Conta Satélite do Turismo (CST), configuram-se como importantes fontes de informações para o planejamento de políticas, investimentos e expansão do mercado, visando melhorias para a população, o trade turístico e para o turista. Com a mensuração econômica do turismo, torna-se possível identificar atividades em crescimento, que geram postos de trabalho, renda e melhorias da condição social da população, assim como apontar atividades estagnadas. O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das Atividades Características do Turismo (ACT’s) na economia brasileira no ano de 2013. O intuito é gerar informações para o dimensionamento e o desenvolvimento da atividade turística no contexto brasileiro. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, transversal, de abordagem quantitativa. O estudo foi realizado a partir de dados secundários extraídos principalmente da Pesquisa Anual de Serviços desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e do Sistema de Informações Sobre o Mercado de Trabalho no setor de turismo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. A metodologia aplicada teve como base o modelo da CST-99 do Brasil e o relatório “Economia do Turismo: uma perspectiva macroeconômica 2003-2009”, ambas as publicações fundamentadas nas diretrizes e metodologias recomendadas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pelo Sistema de Contas Nacionais -1993/2008. Para dimensionar a participação das ACT’s na economia, foram aplicados os conceitos das identidades contábeis sobre os agregados macroeconômicos do turismo. Com isso, o trabalho teve com resultado estimação do valor bruto da produção, consumo intermediário, valor agregado bruto, gastos com o pessoal, excedente operacional bruto, número de postos de trabalho, rendimentos pagos e número de empresas. Para tanto, esta pesquisa vem a contribuir para a literatura da economia do turismo com perspectiva de ampliar as discussões sobre os mecanismos de mensuração do turismo para geração de informações econômicas e estatísticas para o Brasil.

Externo à Instituição - GLAUBER EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS - USP
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO