Banca de DEFESA: MICHELINE DA FONSECA SILVA

DISCENTE : MICHELINE DA FONSECA SILVA
DATA : 26/06/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Cultura de segurança da equipe de enfermagem no serviço de urgência e emergência

Segurança do Paciente; Cultura de Segurança; Serviços de Urgência e Emergência; Enfermagem.

A cultura de segurança do paciente se apresenta com uma temática de relevância, considerada como forte indicador e ferramenta importante de diagnóstico para a avaliação da qualidade dos serviços de saúde. Sua adesão representa um desafio na atualidade, visto que o processo de mudança de atitudes e condutas na assistência à saúde é lento, demanda tempo e trabalho, bem como exige conhecimento e participação de todos os profissionais que compõem um órgão de prestação de serviços dessa natureza, o que torna primordial a junção destes esforços para alcançar as metas propostas pelo Ministério da Saúde para garantir a Segurança do Paciente e, assim contribuir para a adesão de uma cultura de segurança efetiva e eficaz. Dessa forma, o objeto deste estudo é a cultura de segurança no serviço de urgência e emergência. Diante do exposto, questiona-se: Como os profissionais de enfermagem percebem a cultura de segurança? A fim de respondê-la, objetiva-se analisar a cultura de segurança de equipe de enfermagem no serviço de urgência e emergência. Trata-se de estudo do descritivo-analítico, desenvolvido no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). Os dados foram obtidos mediante o preenchimento do instrumento de “Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais” (HSOPSC), composto por 42 itens que abordam questões objetivas e subjetivas e abrangem 12 dimensões que mensuram a cultura de segurança do paciente, esses itens são avaliados de acordo com a escala de Likert de cinco pontos referente ao grau de concordância. Outras questões presentes no instrumento estão relacionadas à atribuição de notas à segurança do paciente, relato do número de eventos notificados e perfil sociodemográficos. Os dados foram analisados descritivamente por meio de pacote estatístico, para determinação dos valores médios e percentuais referentes aos cálculos das dimensões da cultura de segurança. Os comentários a respeito da segurança do paciente, última questão do HSOPSC, foram processados e analisados com apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve aprovação mediante parecer consubstanciado de nº 1.847.136, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 61201316.3.0000.5537. Constatou-se como dimensões mais propensas a melhorias o aprendizado organizacional – melhoria contínua (49,7%), expectativas sobre o seu supervisor/chefe, ações promotoras de segurança do paciente (47,5%) e trabalho em equipe dentro das unidades (45,5%); entretanto, respostas não punitivas aos erros (58,8%), frequência de relatos de eventos (51,5%) e adequação de profissionais (51,1%) foram as áreas consideradas críticas. Quanto à percepção dos profissionais sobre a segurança do paciente, os aspectos considerados primordiais para sua promoção no serviço de urgência e emergência são o ambiente seguro e propício para o cuidado efetivo e eficaz ao paciente, com o intuito de reduzir ou evitar possíveis danos; a disponibilidade de estrutura física e recursos humanos; trabalho em equipe; e o uso de protocolos. Logo, verificou-se a presença de uma cultura punitiva no cenário de pesquisa e a necessidade de ações por parte dos gestores, a fim de disseminar e fortalecer as boas práticas de segurança no ambiente de urgência e emergência e, assim apoiar os profissionais de saúde em seu processo de trabalho.

Externo à Instituição - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO - UFSC
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Externo ao Programa - 2881512 - THEO DUARTE DA COSTA
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS