Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA FERNANDES MEIRELES CÂMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA FERNANDES MEIRELES CÂMARA
DATA : 04/05/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de enfermagem
TÍTULO:

Efetividade da Terapia Fibrinolítica para tratamento pré-hospitalar do infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Infarto do miocárdio; Terapia trombolítica; Fibrinolíticos; Serviços Médicos de Urgência.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O Infarto Agudo do Miocárdio consiste num dos principais problemas de saúde em todo o mundo. Quando esse evento apresenta em seu traçado eletrocardiográfico um supradesnivelamento do segmento ST (IAMCST) existem duas formas de promoção da reperfusão coronariana, uma por meio da Intervenção Coronariana Percutânea Primária (ICPP) ou outra pela Terapia Fibrinolítica (TF). A opção terapêutica adotada para os casos de IAMCST deve ser rapidamente implementada com vistas à diminuição da isquemia miocárdica. A TF é indicada para pacientes que se encontram afastados de centros que realizam ICPP, que não possuem riscos iminentes de sangramento e sua administração quando realizada nas primeiras horas após o evento está associada a uma redução significativa dos índices de mortalidade. No atendimento ao paciente com IAMCST, a fase pré-hospitalar constitui o momento mais crítico, pois nos minutos iniciais deverá ser definida qual terapêutica será mais eficaz. No estado do Rio Grande do Norte muitos pacientes não possuem acesso a ICPP em razão da existência de poucos serviços de hemodinâmica na rede pública, quando a TF se torna a oportunidade para salvar a vida e/ou minimizar as complicações dos casos. Nesse contexto, este estudo objetiva descrever a efetividade do uso de medicamento fibrinolítico no atendimento pré-hospitalar para o tratamento do IAMCST. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e analítica, por meio de um delineamento seccional. Os dados serão coletados de fontes secundárias, com uso das informações constantes nas fichas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), prontuários dos pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento e hospitais porta de entrada do pacientes atendidos pelo SAMU, localizados no município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Será utilizada a estatística descritiva para análise dos dados. O Protocolo de Pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em seus aspectos éticos e metodológicos sob parecer nº. 1.762.797 e CAAE nº.59963416.5.0000.5537.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Presidente - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 17/04/2017 14:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao