Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMYA KATIANE MARTINS PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMYA KATIANE MARTINS PINHEIRO
DATA : 24/05/2017
HORA: 19:00
LOCAL: NEPSA CCSA
TÍTULO:

SERVIÇO SOCIAL E DROGADIÇÃO: demandas, desafios e estratégias de enfrentamento no trabalho do assistente social no município de Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Drogas, Substâncias Psicoativas, Drogadição e Serviço Social. 


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O objeto de estudo desse projeto de pesquisa são as demandas relacionadas ao uso abusivo de substâncias psicoativas no trabalho do assistente social na realidade do município de Natal/RN. O objetivo central que norteia essa pesquisa parte da análise das demandas, desafios e estratégias de ação das (os) assistentes sociais nas instituições públicas de saúde mental de atendimento ao/a dependente químico.  O enfoque dado a este estudo é quanti-qualitativo, e para a apreensão do objeto de estudos em suas informações e dados principais,  os seguintes instrumentos de coleta de dados serão utilizados: revisão bibliográfica, análise documental, e entrevista semiestruturada. Nesse sentido, aqui serão utilizados dados acerca do uso abusivo de substâncias psicoativas, levantados por órgão de natureza pública acerca da drogadição, do tráfico de drogas, da violência relacionada ao narcotráfico e também acerca das instituições que realizam o tratamento da dependência química. Salienta-se que esse estudo poderá contribuir no debate do exercício profissional da/o assistente social nos espaços públicos de atendimento à dependência química, e apresenta relevância social, por partir da defesa dos direitos humanos daqueles que usam substâncias psicoativas e/ou daqueles/as que carregam o estigma das consequências desse uso. Além disso, partimos de um pressuposto de que o Serviço Social brasileiro deve ampliar este debate, tanto no que se refere aos conflitos de interesse que norteiam essa discussão, quanto no que tange as perspectivas teórico-metodológicas e ético-políticas que estão sustentando os profissionais que atuam cotidianamente no atendimento a estas demandas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Interno - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - SAMYA RODRIGUES RAMOS - UERN
Notícia cadastrada em: 23/05/2017 08:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao