Banca de DEFESA: RENATA DO MONTE FERREIRA DE SOUZA

DISCENTE : RENATA DO MONTE FERREIRA DE SOUZA
DATA : 24/02/2017
LOCAL: Auditório – Centro de Educação

ANÁLISE DOS EFEITOS DE ESTRATÉGIAS SENSORIAIS PARA UM ALUNO COM AUTISMO NA SALA DE AULA REGULAR: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL

Autismo. Terapia Ocupacional. Estratégias Sensoriais.

Estudos recentes têm indicado uma alta incidência dos Transtornos do processamento Sensorial (TPS) nos sujeitos com Transtorno do Espectro Autista. Como consequência da alta prevalência e do impacto na funcionalidade desses indivíduos, as alterações sensoriais foram incluídas pelo DSM V como umas das características sintomatológicas do transtorno. Para minimizar os comportamentos decorrentes dos TPS, a intervenção referenciada na abordagem de Integração Sensorial tem sido utilizada por terapeutas ocupacionais no ambiente clínico. No entanto, é essencial que sejam propostas estratégias embasadas na Teoria de IS em ambientes naturais da criança, como a escola. Com base nesses pressupostos, desenvolveu-se a presente pesquisa, que objetiva analisar os efeitos de estratégias sensoriais no comportamento desadaptativo de um aluno com TEA na sala de aula regular. A investigação foi realizada numa escola pública Federal, na cidade do Natal/RN. Participaram do estudo um educando com autismo, matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental, e duas professoras titulares do referido aluno. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram Sensory Processing Measure; roteiro de entrevista semiestruturado para os pais e professoras; e diário de campo. A pesquisa utilizou o delineamento quase-experimental intrassujeito do tipo A-B. Os procedimentos gerais da pesquisa foram desenvolvidos em três fases: 1) acordos institucionais 2) avaliação 3) fase experimental. A fase experimental foi constituída pela linha de base, intervenção e follow-up. A intervenção foi estruturada em três momentos: 1) formação docente 2) seleção de estratégias sensoriais 3) aplicação de estratégias sensoriais. Os resultados foram discutidos a partir dos seguintes eixos: 1) caracterização do perfil sensorial do aluno 2) efeitos da formação colaborativa com as docentes 3) aplicação das estratégias sensoriais pelas docentes 4) efeitos das estratégias sensoriais no comportamento desadaptativo do aluno. Após a finalização da pesquisa, foi realizado o procedimento de validade social.  Os resultados quantitativos e qualitativos do estudo indicaram efeitos positivos na formação docente, desenvolvida por meio da consultoria colaborativa entre a terapeuta ocupacional e professoras; bem como na utilização das estratégias sensoriais e respostas do educando. Concluiu-se destacando a importância do trabalho do terapeuta ocupacional, embasado na consultoria colaborativa, no contexto educacional inclusivo, bem como da necessidade da realização de outros estudos para a validação dessa prática.

Externo à Instituição - CARLO SCHMIDT - UFSM
Presidente - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interno - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS