Banca de DEFESA: CARLOS ANDRÉ SOUSA DUBLANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ANDRÉ SOUSA DUBLANTE
DATA: 28/04/2016
LOCAL: Auditório do CCSA

CONSELHOS ESCOLARES: DESVELANDO AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS-MA

Democracia. Representação. Participação. Conselhos Escolares.

ÁREA: Educação

Esta tese “Conselhos Escolares: desvelando as práticas instituídas em escolas públicas municipais de São Luís-MA”, teve por objetivo geral analisar as práticas instituídas no processo de representação nos Conselhos Escolares. De forma mais específica: a) compreender as bases que estruturam as propostas de democratização da gestão educacional no contexto brasileiro, enfatizando a representação da comunidade; b) conhecer as atribuições dos Conselhos Escolares e a sua participação na democratização da escola; c) analisar o processo de representação nos Conselhos Escolares, em escolas da rede pública municipal de São Luís-MA, tendo como parâmetro as relações entre os representantes e os representados. O objeto em foco está inserido em um contexto mais amplo, envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam as ações para área educacional. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com as presidentes dos Conselhos Escolares e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: os mecanismos adotados para a escolha dos representantes dependem das necessidades das escolas; os representantes e a comunidade escolar não conhecem as atribuições dos conselhos; os representantes não avaliam as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão escolar. Um dos principais desafios a serem superados é a falta de articulação dos representantes com os seus representados. Concluímos que para efetivação do processo representativo nos Conselhos Escolares é imprescindível que o mesmo seja considerado um espaço de reflexão democrática, a partir do trabalho coletivo, fundamentado na qualidade das relações entre os representantes e representados.

Presidente - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Externo à Instituição - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS - UERN