Banca de DEFESA: TÉRCIA MARIA SOUZA DE MOURA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÉRCIA MARIA SOUZA DE MOURA MARQUES
DATA: 15/05/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Centro de Educação
TÍTULO:

Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959 - 1980)


PALAVRAS-CHAVES:

História da educação. História do livro. Livros universitários das ciências da educação. Formação do pedagogo e do educador. Zila da Costa Mamede.


PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os livros, a formação escolar e as bibliotecas, pelo fato de se harmonizarem, nos seus meios e nos seus desígnios, expandem-se para as políticas institucionais e para a história da educação e a história do livro. O livro impresso, enquanto objeto cultural, é a manifestação de muitas histórias como, por exemplo, a história do livro universitário que ora escrevemos. No rigor da pesquisa e da escrita histórica, delimitamos como corpus documental: catálogos de fichas, livros de tombo, curriculum vitae, narrativas de bibliotecárias, relatórios, resoluções. O trabalho de dissertação concernente à temática literatura escolar e pedagógica e à formação de pedagogos e educadores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao objeto de estudos – os livros universitários enquanto literatura escolar e pedagógica, em suas edições impressas no período de 1959 a 1980 – levou-nos a definir, como objetivo, a reflexão acerca das inter-relações entre o livro universitário das Ciências da Educação e as políticas institucionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura e aquela instituição universitária. As orientações teórico-metodológicas dos historiadores e historiadores da educação, como Robert Danton, Alan Choppin e Circe Bittencourt permitiram compreender a história do livro em geral e do livro universitário das Ciências da Educação enquanto literatura escolar e pedagógica, ao mesmo tempo que subentendem a reconstituição da mediação de editores, autores, livreiros, instituições públicas e entidades privadas. A história do livro universitário das Ciências da Educação, em suas nomeações de Educação, Pedagogia, Didática e em suas outras nomeações diversamente de títulos, formadores de professores e educadores é produto e integra o sistema cultural da nação brasileira e de uma produção editorial nacional e internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 349720 - ANGELA MARIA PAIVA CRUZ
Externo à Instituição - CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT - PUC - SP
Interno - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Presidente - 347267 - MARTA MARIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - ROSA FÁTIMA DE SOUZA - UNESP
Notícia cadastrada em: 11/05/2015 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao