A educação popular para todos de uma cidade educadora (Natal, Rio Grande do Norte, 1957-1964)
Educação popular. Democratização da cultura. Cidade educadora.
Este trabalho tem como objeto de pesquisa as politicas de educação popular do município de Natal, Rio Grande do Norte, nos anos de 1957 a 1964. Tem como objetivo identificar e analisar as políticas de educação popular, elaboradas e executadas pela Prefeitura Municipal de Natal nos referidos anos. Para adquirir os dados históricos, estabelecemos como questionamento norteador da pesquisa: Quais as políticas de educação elaboradas e implementadas pela Prefeitura Municipal de Natal nos anos de 1957 a 1964? E assumimos como método o Paradigma Indiciário conforme proposição em Pinheiro (2009). Está ancorado em fontes documentais da Legislação Educacional nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal; nos jornais Folha da Tarde e Jornal de Natal; nos documentos existentes em arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); no Arquivo Público Municipal de Natal; fontes iconográficas; entrevistas e publicações acadêmicas. Além dessas fontes, nos inspiramos nas obras de Aristóteles (2011), Hobbes (2009), Freire (2011), Góes (1980), Germano (1989), Cortez (2005) e Galvão (2004). A pesquisa possibilitou compreender que as políticas de educação popular de Natal (RN) tiveram como base uma prática educativa democrática, sustentada em três pilares, a saber: participação e implicação da população natalense; construção e reconstrução das práticas pedagógicas priorizando, em seus programas de ação, a alfabetização em massa e a formação dos docentes leigos; e, a democratização da cultura. Esse processo histórico fez de Natal uma cidade educadora.