Banca de DEFESA: DÁRIO GUEDES MIRANDA DE ASSUNÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÁRIO GUEDES MIRANDA DE ASSUNÇÃO
DATA : 25/09/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Geofísica (1º andar)
TÍTULO:
Análise da técnica de escaneamento de fonte com possível identificador de onda p, para potencial utilização em monitoramento microssísmico.

PALAVRAS-CHAVES:
Monitoramento microssísmico; Fraturamento hidráulico; SSA; Possível Identificadorde onda "P".

PÁGINAS: 67
RESUMO:
A pesquisa e desenvolvimento detécnicas cada vez mais eficientes de estimulação de reservatórios dehidrocarbonetos, que já não são economicamente viáveis devido à baixapermeabilidade relativa, através de faturamento hidráulico alavancaram osíndices de produção mundial nos últimos anos. O monitoramento de eventosmicrossísmicos, gerados nesse ambiente de produção, pode fornecer informaçõessuperimportantes a respeito do reservatório. A aplicação do monitoramentomicrossísmico, relacionado à injeção de fluidos (hidrofraturamento), está sendocada vez mais recorrente na indústria de petróleo, devido à capacidade destasinformações auxiliarem no desenvolvimento do reservatório, na decisão deposicionamento de novas injeções de fluidos, localização de novas perfurações,etc. 

O desenvolvimento eaperfeiçoamento de métodos no monitoramento microssísmico é uma importantealternativa de pesquisa para auxiliar o desenvolvimento de campos produtores,devido à ausência de métodos que apresentem baixo custo e então viabilize a suautilização em campos de baixa produção. Desta forma, propomos neste trabalho umaanálise de viabilidade computacional e eficiência na utilização da técnica SSA compossível identificador de onda [UTF-8?]“P”, para possível utilização em monitoramentode eventos microssísmicos em ambientes com operações de fraturamento hidráulico. 

O processamento computacional foidividido em três fases, duas com testes em dados sintéticos e uma com aplicaçãoem dados reais de tiro de canhoneio. Na primeira fase de testes sintéticosanalisou-se os erros de posicionamento e erros de tempo de origem de um evento (composição real em x=0, y=0 e z=-1km) com 3 e 8 receptores (geometria diferente dodado real), para diferentes dados e parâmetros de entrada, por exemplo, dadosem ruído, dado com ruído (2, 5 ,10, 20, 30 e 40%), diferentes janelas deRPA/LPA, diferentes quantidades de receptores, etc. Na segunda fase de testessintéticos analisou-se os erros de posicionamento de um evento (com posiçãoreal em x=0, y=0 e z=-0,7km) com 3 e 12 receptores (geometria similar ao dadoreal), para um único dado com ruído aleatório de 40% e diferentes janelas deRPA/LPA. E na fase de aplicação em dados reais (13 diferentes eventosposicionados em x=0, y=0 e Z=diferentes profundidades) as analises foram feitascom relação aos resultados de posicionamento de cada evento e os tempos deorigem encontrados para cada um deles, utilizando uma única janela RPA/LPA.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Interno - 346467 - JOAQUIM MENDES FERREIRA
Externo à Instituição - MARCELO BELENTANI DE BIANCHI - USP
Notícia cadastrada em: 15/09/2016 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao